Leonardo-bessa-aspect-ratio-1024-1024
Leonardo Bessa
Rio de Janeiro (RJ)
21bfbdb5-0a0f-44df-b58f-7fa73c17eff2_DOLZAN-5X7-baixa4-aspect-ratio-1024-1024
Marcio Dolzan
Rio de Janeiro (RJ)
Avatar
Márcio Iannacca
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 25/08/2025
16:02
Atualizado há 3 minutos
Compartilhar

Carlo Ancelotti divulgou nesta segunda-feira (25), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), sua segunda lista de convocados para compromissos da Seleção Brasileira contra Chile e Bolívia, nas duas últimas rodadas das Eliminatórias. O técnico italiano explicou a mudança nos nomes em relação à primeira janela como oportunidade para conhecer melhor novas caras do grupo.

— Se falamos da lista, é uma lista que mudou um pouco da última convocação. Temos novos jogadores que estão agora. Na outra tinha nomes como Carlos Augusto, Lucas Beraldo, Lé Ortiz, Danilo, Andreas Pereira, Gerson, Ederson, Antony e Vinicius (Jr). Por que não estão? Porque a ideia que tenho é conhecer os jogadores que estão agora. Novos jogadores que eu não conheço bem sobre o perfil de caráter e pessoal. Não é sobre o perfil técnico. Eu conheço todos esses jogadores. Todos. Eu quero conhecer outros que podem ajudar.

O Brasil recebe o Chile, no Maracanã, dia 4 de setembro, e depois encara a Bolívia, em El Alto, na altitude de 4.150 metros, no dia 9. A Seleção já está classificada para a Copa do Mundo do Canadá, Estados Unidos e México.

A Seleção Brasileira ainda fará seis amistosos nas Datas Fifa de outubro, novembro e março, antes da convocação para a Copa do Mundo, prevista para o fim de maio de 2026. As chaves serão sorteadas no fim deste ano, em dezembro, nos Estados Unidos.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Outras respostas de Ancelotti na convocação da Seleção Brasileira

Paquetá

- Paquetá foi convocado porque eu não o conheço, quero conhecê-lo. Ele tem muitas qualidades técnicas, é um meio-campista muito importante que pode jogar em diferentes posições no campo. Quero aproveitar esse tempo para conhecê-lo melhor.

Novos jogadores, ausência de Rodrygo e critério físico

- Obviamente eu não posso chamar todos os jogadores que eu não conheço, porque acredito que esse grupo precisa ter uma base fixa de atletas muito importantes, que também serão fundamentais na Copa do Mundo. Então, ao redor desse grupo, temos que colocar, como fizemos nessa convocação, jogadores que no futuro podem estar na lista definitiva.

- A ideia é essa. Ter um grupo fixo, de 14 ou 15 jogadores, que hoje eu posso pensar que vão estar no Mundial. Os outros, rodar um pouco, como eu disse, para chegar a uma lista definitiva. Rodrygo, eu tenho muito carinho por ele, obviamente, como todos. Ontem ele jogou muito bem com o Real Madrid, mas foi o primeiro jogo depois de muito tempo. Então, ele tem o tempo para se preparar bem e voltar à equipe nacional. Um critério muito importante que a comissão considera é o aspecto físico. Um jogador que atua na equipe nacional tem que estar 100% da sua condição física. Isso é um critério muito importante para nós.

Brasil x Chile e estilo de jogo

- Estou muito emocionado para treinar a equipe no Maracanã, obviamente. Não tivemos problemas nesse período, porque o ambiente na Seleção é muito familiar, muito bom, com muita competição e muita organização. Problemas não tivemos. Gostei muito do jogo contra o Paraguai, pessoalmente, e a comissão também gostou. Acho que o time jogou um bom futebol. Obviamente, a equipe pode melhorar a qualidade do jogo e a intensidade, mas temos tempo para fazer tudo isso.

Kaio Jorge

- A característica principal de um atacante é fazer gols. Ele está marcando muitos, é o artilheiro do Campeonato Brasileiro e é um jogador muito jovem, mas que já tem experiência porque também atuou na Itália. Então, acredito que, pelo que está fazendo neste momento, merece estar com a equipe nacional.

Jogar na altitude contra a Bolívia

- Para preparar o jogo contra a Bolívia, falamos com a comissão e com os médicos, e acredito que vamos elaborar um programa ideal para jogar na altitude. Também temos que adaptar um pouco a nossa estratégia para atuar nessas condições. Nos próximos dias, vou conversar com treinadores que já tiveram experiência na altitude, inclusive com profissionais da equipe nacional, e tentar fazer tudo da melhor maneira possível, como sempre.

Convocação da Seleção Brasileira tem várias surpresas de Ancelotti; confira (Foto: Márcio Iannaca / Lance!)
Siga o Lance! no Google News