Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Verdão inclui pessoas com deficiência em tradicional torneio de judô

Na 48ª edição do Torneio Periquito, organizado pelo clube, Palmeiras estreou a categoria 'Judô Para Todos' para promover o desenvolvimento das pessoas com deficiência

Mascote do Verdão marcou presença no Torneio Periquito - Foto: Fabio Menotti/Palmeiras
Escrito por

O Palmeiras inaugurou neste sábado, no ginásio do Palestra Itália, a categoria "Judô para Todos" no tradicional Torneio Periquito de Judô, organizado pelo clube e que chegou à 48ª edição neste ano. A categoria foi adicionada ao campeonato para promover a inclusão, o bem-estar e o desenvolvimento das pessoas com deficiência.

Houve lutas também nas categorias Sub-9, Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-18, Sub-21, Sênior e Veteranos. Foram premiados os judocas classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares de cada classe. O Palmeiras não concorreu ao troféu por equipes, já que inscreveu número ilimitado de competidores (as demais puderam inscrever até 40 judocas).

- O Periquito é um dos torneios mais antigos do judô no Brasil. Temos academias que nos procuram durante todo o ano esperando o evento, que homenageia justamente o aniversário do clube. Muitos atletas do cenário nacional e até medalhistas em Jogos Olímpicos já participaram. Fomos pioneiros ao estrear neste ano a categoria ‘Judô para Todos’, com a presença de 50 atletas portadores de deficiência. É uma satisfação também ajudar a desenvolver o esporte nesse sentido - disse Davi Menani, um dos diretores do judô do Palmeiras.

O evento também contou com homenagem a Henrique Guimarães, professor e coordenador do judô do Verdão. Há 20 anos, ele conquistou a medalha de bronze nos Jogos de Atlanta, nos Estados Unidos, e tornou-se o único atleta do clube em esportes individuais a subir ao pódio em uma Olimpíada. O Palmeiras tem outros 11 bronzes (basquete e futebol) e o ouro de Gabriel Jesus.

O Periquito de Judô é organizado pelo Palmeiras desde 1968, quando foi fundado o Departamento de Defesa Pessoal (que reunia anteriormente judô, karatê e boxe). Desde então, ele se desenvolveu e tornou-se uma das principais forjas de campeões do cenário judoca no país, revelando campeões do Brasil e do mundo. O presidente da FPJ, Alessandro Puglia, entre outras personalidades e dirigentes do judô brasileiro, também marcaram presença neste sábado.