Vídeo compartilhado nas redes sociais por Rodrigo Wirth, torcedor do Palmeiras, mostra um torcedor do Cerro Porteño, supostamente, imitando um macaco em direção à torcida do Palmeiras durante partida pela Libertadores. O incidente, interpretado como discriminatório por Wirth, ocorreu nesta quarta-feira (8) no Estádio Nueva Olla, em Assunção, Paraguai, em que time brasileiro venceu por 2 a 0.
Tensão desde duelo pela Libertadores sub-20
A partida já estava cercada de tensão devido a um episódio anterior de racismo ocorrido também no Paraguai, durante a Libertadores Sub-20, envolvendo o jogador Luighi. Após aquele incidente, o Cerro Porteño recebeu multa de 50 mil dólares, aproximadamente R$ 288 mil, com prazo de pagamento de 30 dias após a notificação. Luighi não foi relacionado para a partida desta quarta-feira.
Na ocasião anterior, a Conmebol também determinou que o clube paraguaio deveria "publicar nas redes sociais oficiais uma campanha de comunicação de conscientização contra o racismo, durante o restante da Libertadores Sub-20 2025". Além disso, o Cerro Porteño foi impedido de contar com torcedores em seus jogos durante aquela competição.
➡️ Tudo sobre o Verdão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Palmeiras
Até o momento, a Conmebol não usou suas redes para emitir um pronunciamento oficial sobre este novo caso. A entidade costuma abrir procedimentos disciplinares para investigar incidentes de natureza racista em suas competições. Ainda não há informações se o torcedor responsável pelo suposto gesto racista foi identificado pelas autoridades locais paraguaias.