Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Sonhando com fim de jejum, Verdão abre Brasileirão contra Atlético-PR

Último título brasileiro do Palmeiras foi em 1994. Neste sábado, time de Cuca recebe Furacão no Allianz Parque e busca o primeiro passo para sair da fila que já dura 22 anos

Confiante, Cuca reagrupou o time e treinou intensamente após as eliminações (foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras)
Escrito por

A espera chegou ao fim: vai começar o Brasileirão 2016!  O Palmeiras abre a competição diante do Atlético-PR, neste sábado, às 16h (de Brasília), no Allianz Parque. Após as eliminações no Libertadores e no Paulista, o Verdão passou as últimas três semanas se preparando para o confronto. 

Desde as quedas precoces, o técnico Cuca contou com mudanças no elenco. O clube contratou Tchê Tchê (Audax), trouxe o zagueiro colombiano Mina (Santa Fe) - que ainda não está à disposição - , e trouxe Fabrício e Fabiano, do Cruzeiro, em troca que envolveu a saída do lateral Lucas e do meia Robinho. 

Na tentativa de quebrar o jejum de 22 anos do Verdão, que não conquista o Brasileiro desde 1994, Cuca também promoveu mudanças em relação ao time titular do primeiro semestre. O recém-chegado Tchê Tchê preencherá a lateral direita, antes improvisada pelo volante Jean, que voltará a atuar no meio.

A principal novidade é Cleiton Xavier, titular pela primeira vez desde agosto. O meia sofreu uma série de lesões musculares e ficou oito meses afastado, mas ganhou uma oportunidade de recomeçar. Luan, que passou por um martírio parecido, foi relacionado após um ano e quatro meses longe dos gramados.

O principal desfalque será Dudu. O atacante sofreu uma contusão na coxa e só deverá ficar à disposição para a segunda rodada, contra a Ponte. Cristaldo e Allione - que voltou a treinar com bola 15 dias após operar o joelho - também ficaram fora, enquanto Edu Dracena e Roger Carvalho, lesionados que sequer treinaram com o time em Atibaia, também não foram relacionados.  

Lucas Barrios será o homem de referência no ataque, enquanto Alecsandro - artilheiro alviverde com nove gols, ao lado de Gabriel Jesus -, ficará no banco. O treinador afirmou que as eliminações não serão um peso e garantiu que o Verdão está pronto para tentar sair da fila de mais de duas décadas. 

- Eu queria estar no lugar do Nacional ou do Rosário, ser campeão paulista, mas não deu. Fizemos tudo o que podíamos desde a nossa chegada. Não adianta ficar chorando. Reagrupamos como equipe e trabalhamos muito. Foi um trabalho muito intenso. Temos um elenco quase todo no mesmo nível físico e técnico - disse Cuca, minimizando o peso do "tabu". 

- Pesa, mas é bom. Você tem a missão de entrar para a história do clube. Se a gente tem essa possibilidade, tem confiança, tem que buscar esse campeonato. Sair de uma fila grande - completou. 

O Atlético-PR, por sua vez, virá com força máxima. O técnico Paulo Autuori poupou nove titulares na partida contra o Dom Bosco na última quarta, pela Copa do Brasil, e tentará surpreender o adversário fora de casa. O Furacão está embalado embalado pela conquista do título paranaense, no qual venceu o rival Coritiba por 5 a 0 no agregado. Autuori afirmou não ver favoritos. 

– Neste instante, ao iniciar o Brasileiro, não vejo nenhuma equipe superior às demais – avaliou o comandante atleticano.

Na zaga, o Atlético conta com um velho conhecido da torcida palmeirense. Trata-se do zagueiro Thiago Heleno, campeão invicto da Copa do Brasil pelo clube em 2012, sob o comando do técnico Luiz Felipe Scolari. 

A expectativa é que a torcida palmeirense compareça em peso para ver o debute da competição no Allianz. Até a noite de sexta-feira, mais de 28 mil ingressos já haviam sido comercializados. Que venha o Brasileirão!

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS X ATLÉTICO-PR

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data-Hora: 14/5/2016 - 16h
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Auxiliares: Luiz Claudio Regazone (RJ) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)

PALMEIRAS: Fernando Prass; Tchê Tchê, Thiago Martins, Vitor Hugo e Egídio; Matheus Sales, Jean e Cleiton Xavier; Róger Guedes, Gabriel Jesus e Lucas Barrios. Técnico: Cuca

ATLÉTICO-PR: Weverton; Léo, Paulo André, Thiago Heleno e Sidicley; Otávio, Jadson, Vinícius, Ewandro e Nikão; Walter. Técnico: Paulo Autuori