Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Palmeiras inverteu desvantagem poucas vezes em finais do Paulistão; veja o histórico

Verdão precisará repetir o feito da temporada passada, diante do São Paulo, para conquistar o bicampeonato

Palmeiras conseguiu superar desvantagens nas finais do Paulistão de 1993 e 2022 (Foto: Alex Silva/LANCEPRESS!)
Escrito por

O Palmeiras tem uma missão ingrata neste final de semana: inverter o resultado contra o Água Santa na partida de volta da decisão do Campeonato Paulista. Na ida, no último domingo (2), o Verdão foi derrotado por 2 a 1 pelo time de Diadema, na Arena Barueri. 

Agora, após a derrota na estreia da Libertadores, o Verdão quer virar a chave neste domingo (9), às 16h, diante do Água Santa, pela partida de volta da final do Paulistão, e inverter o resultado no Allianz Parque.

> Guia Palmeiras: veja análise dos adversários, onde assistir e tudo sobre o Verdão na Libertadores

O Palmeiras precisa vencer por um gol de diferença para levar a disputa para os pênaltis ou por dois para se consagrar bicampeão estadual, evitando as penalidades. O time de Diadema tem a vantagem do empate.

Na história, o Alviverde conseguiu superar desvantagens em finais do Paulistão em duas oportunidades: 1993 e 2022. Confira quais foram as duas vezes nas quais o Verdão foi campeão estadual, após ser derrotado na partida de ida:


FINAL DO PAULISTÃO 1993 - PALMEIRAS 4 X 0 CORINTHIANS


No dia 12 de junho de 1993, o Palmeiras encarou o Corinthians, no Morumbi, para tentar conquistar o Paulista e encerrar um jejum de praticamente 17 anos sem títulos. O Verdão precisava de uma vitória para levar o jogo para a prorrogação, já que na ida o Timão venceu por 1 a 0. Vale lembrar que, na época, o saldo de gols não era critério de desempate.

No confronto de ida, no dia 6 de junho, Viola marcou para o Alvinegro aos 12 minutos do primeiro tempo e definiu a vitória por 1 a 0 do Timão. Para aumentar os ânimos para a volta, Viola saiu comemorando o gol imitando um porco à beira do gramado, despertando a fúria da torcida alviverde.

Jogando pelo empate, o Corinthians acabou levando um balde de água fria: no dia 12, 104.401 pessoas viram a goleada por 4 a 0 que selou o título palmeirense. Ao final do tempo normal, vitória por 3 a 0, com gols de Zinho, Evair e Edilson, e 1 a 0 na prorrogação, com gol de Evair novamente, dessa vez de pênalti.

FINAL DO PAULISTÃO 2022 - PALMEIRAS 4 X 0 SÃO PAULO

A segunda ocasião em que o Palmeiras conseguiu inverter o resultado negativo foi justamente na final do Paulistão da temporada passada. No dia 30 de março de 2022, o Verdão acabou sendo derrotado pelo São Paulo por 3 a 1 no jogo de ida, no Morumbi. Os gols do Tricolor foram marcados por Calleri, duas vezes, e Pablo Maia. Raphael Veiga descontou para o Alviverde.

Na partida de volta, no dia 3 de abril, em uma tarde extremamente inspirada no Allianz Parque, o Palmeiras goleou a equipe de Rogério Ceni por 4 a 0 e conquistou o título do Campeonato Paulista. Com gols de Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga, duas vezes, o Alviverde atropelou o rival e confirmou o amplo favoritismo estadual.

> Derrota para o Bolívar na Libertadores faz Palmeiras quebrar sequências positivas

Vale relembrar que em 1999 o Palmeiras não conseguiu inverter a desvantagem na final e acabou perdendo o título do Paulistão. Na ocasião, o Alviverde de Luiz Felipe Scolari perdeu por 3 a 0 na ida. O jogo de volta terminou empatado em 2 a 2, e o Timão se consagrou campeão estadual.