O Dallas Mavericks optou pela demissão do general manager Nico Harrison, que ocupava o cargo desde 2021, e foi o protagonista da troca de Luka Doncic para o Lakers. Segundo informações de Shams Charania, jornalista da ESPN, o proprietário da franquia Patrick Dumont participará de reunião nesta terça-feira (11) para comunicar o profissional de seu desligamento.
➡️Wembanyama assombra; veja os lances insanos de segunda (10) na NBA
Sob a gestão de Harrison, o Dallas Mavericks alcançou a final de conferência em 2022 e as finais da NBA em 2024. Na temporada 2025/2026, porém, o desempenho está abaixo do esperado, com apenas três vitórias e oito derrotas. Na noite da última segunda-feira (10), durante a derrota diante do Milwalkee Bucks, o dirigente foi alvo de protestos da torcida presente no American Airlines Center, com gritos de "Fire Nico!", ou "Demitam Nico", em português.
➡️ Site americano elege os 25 maiores jogadores da NBA neste século; confira
Troca de Luka Doncic foi ponto chave na crise
As relações entre Nico Harrison, Dallas Mavericks e a torcida estão estremecidas desde o início de 2025, quando o gerente geral foi o principal responsável pela troca de Luka Doncic para o Los Angeles Lakers. Na negociação, a equipe do Texas recebeu Anthony Davis, que não tem sido um substituto à altura do esloveno. Com problemas físicos, o pivô perdeu seu sexto jogo consecutivo por lesão.
Os prejuízos gerados aumentaram a tensão entre Harrison e Dumont, mandatário da franquia do Texas, já que a troca de Doncic foi feita por Nico sem o conhecimento do proprietário do Mavericks. Na época, o dirigente ainda deu declarações polêmicas, afirmando que não se arrependia de ter frustrado os torcedores ao abrir mão do principal jogador do elenco.
➡️ Tudo sobre os esportes Olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico