LANCE!
13/06/2019
15:31
Montpellier (FRA)

Depois de ser desfalque na estreia, Marta voltou a entrar em campo pela Seleção Brasileira na derrota por 3 a 2 para a Austrália, em Montpellier. A camisa 10 fez o primeiro gol das brasileiras e comemorou gritando e apontando para a chuteira. O calçado tinha um significado importante.

A chuteira não mostrava a marca de algum patrocinador esportivo, mas sim um desenho promovendo a igualdade de gênero no esporte. O símbolo é uma iniciativa do "Go Equal", que tem Marta como uma das participantes. Ela, vale lembrar, é embaixadora global da ONU (Organização das Nações Unidas) Mulheres.

"Bola igual. Campo igual. Regras iguais. Se as mulheres jogam futebol da mesma forma que os homens, por que elas não recebem o devido reconhecimento? O devido apoio? A devida remuneração?", questionou o perfil "Go Equal" nas redes sociais.

A seis vezes melhor do mundo está sem contrato com qualquer patrocinadora de material esportivo desde julho de 2018. Ela recebeu propostas, mas os valores oferecidos foram considerados baixos por ela e seu staff, considerando o recebido por atletas com a mesma representatividade.

Além da iniciativa, Marta também bateu dois recordes durante a partida. Ela igualou Miroslav Klose como maior goleadora da história das Copas, com 16 gols, e é a primeira jogadora a marcar em cinco mundiais diferentes.