Foram dias de luta e de glória, como diz a música, para uma lenda do skate brasileiro e mundial. No início da tarde desta quinta-feira (25), Sandro Dias, o Mineirinho, protagonizou um desafio absolutamente incrível em Porto Alegre. Em uma sequência de quatro descidas, o ídolo brasileiro dropou a maior rampa do mundo, instalada na fachada do prédio do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), na capital gaúcha. E estabeleceu o novo recorde mundial: 70 metros.

- Vocês não sabem o quanto que fiz para estar aqui. Estou muito feliz, não foi fácil, é um sonho de mais de 13 anos que a gente superou agora. Agradeço a todos que me apoiaram. O recado mais importante é para as pessoas nunca desistirem de seus sonhos. Por mais longe que eles estejam, não desistam - disse, bastante emocionado, Sandro Dias.

A primeira descida de Mineirinho, sob enorme expectativa, foi de 55 metros. Ele chegou ao local de rapel, após descer pelo topo do prédio. Algus minutos depois, o veterano, de 50 anos, desceu a uma altura de 60 metros. Na terceira tentativa, de 65 metros, Sandro Dias bateu o recorde mundial, para emoção da família, que acompanhou da rampa a façanha. Não satisfeito, o atleta brasileiro ampliou o próprio recorde, ao descer de nada menos que 70 metros.

➡️ Tudo sobre os esportes Olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico

A velocidade alcançada é tão grande que uma parede com várias camadas de espuma foi colocada ao final da rampa.

O projeto nasceu de um sonho do atleta de mais de uma década. De lá para cá, foram anos de estudo e meses de preparação física e técnica. Durante os treinos, Sandro usou coletes com mais de 40kg para simular os efeitos de Força-G no corpo e testou altas velocidades em pistas de asfalto para simular o impacto dos ventos e entender a estabilização do skate. Em algumas sessões, contou com o apoio de motos, que puxaram o atleta para que ele alcançasse velocidades superiores a 120km/h.

A parede de espuma ao final da descida de Mineirinho (Marcelo Maragni / Red Bull Content Pool)

➡️ Campeãs olímpicas retornam ao top-10 de vôlei de praia

Quem é o skatista Sandro Dias, o "Mineirinho"

Com mais de três décadas de carreira, o paulista Sandro Dias, conhecido como “Mineirinho”, foi o terceiro skatista no mundo a acertar o 900º, sendo o primeiro a fazê-lo no meio de uma linha de competição. Essa conquista aconteceu nos X Games da América Latina, no Rio de Janeiro, em maio de 2004. Foi campeão mundial seis vezes, ganhou ouro nos X Games em 2006 e foi indicado ao Action Sports Hall of Fame em 2012. Em 2019, o hexacampeão mundial ainda protagonizou uma descida de skate na Ponte Estaiadinha, em São Paulo, a 30 metros de altura, em ação feita em parceria com a Red Bull.

Sandro Dias, o "Mineirinho", ícone do skate brasileiro e mundial (Foto: Joerg Mitter / Red Bull Content Pool)

Aos 50 anos, segue fazendo história e se consolida ainda mais como um pioneiro do skate ao dar vida à lenda urbana de dropar um prédio "skatável", quebrando barreiras no esporte. Além das conquistas esportivas, o atleta dedica-se a projetos de impacto social por meio do Instituto Sandro Dias, em Santo André (SP), que promove o acesso ao esporte, fomenta a formação de novos talentos e prioriza o atendimento a crianças neurodivergentes. Mantém, ainda, o Sandro Dias Camp em Vargem (SP), iniciativa voltada à difusão do esporte, em especial do skate, entre o público jovem.

Siga o Lance! no Google News