Rio de Janeiro (RJ)
Supervisionado porPedro Werneck,
Dia 22/09/2025
15:00
Atualizado há 2 minutos
Compartilhar

O Elite 16, principal categoria do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, começa nesta quarta-feira (24) e vai até o próximo domingo (28), nas areias da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Ao todo, 11 duplas brasileiras participarão do campeonato.

Na última etapa do Elite 16, em João Pessoa, Paraíba, o Brasil faturou dois pódios. No masculino, Evandro e Arthur foram campeões e, no naipe feminino, Duda e Ana Patrícia, atuais campeãs olímpicas, foram medalha de bronze.

Duda e Ana Patrícia conquistaram a medalha de bronze em João Pessoa (Foto: Volleyball World)

Formato de disputa

O modo de disputa do Elite 16 foi alterado neste ano. Até 2024, o campeonato contemplava 16 duplas em cada naipe (feminino e masculino), com a entrada de 11 delas através do ranking, uma por convite e outras quatro após passar pelo qualificatório.

Agora, oito duplas a mais participam do Elite 16 em cada naipe, totalizando 24 equipes. Com isso, o formato de disputa teve que ser alterado.

➡️ Duda e Ana Patrícia superam compatriotas e levam bronze no circuito mundial

➡️ Após final emocionante, Brasil é ouro no circuito mundial de vôlei de praia

Das 24 duplas, 16 se classificam por meio do ranking e as outras oito passam pelo qualificatório. Com as equipes definidas, elas são divididas em seis grupos com quatro cada. Ao fim dos confrontos dentro da chave, os primeiros colocados avançam à Fase de 12, os segundos e terceiros à Fase de 18 e os quartos de cada grupo são eliminados.

Após a Fase de 12, da qual participam os seis melhores de cada grupo e os vencedores dos confrontos entre os segundos e terceiros de cada chave, a competição chega às quartas de final. Nela, os dois melhores perdedores da Fase de 12 se juntam aos seis vencedores desta mesma fase.

Com isso, o Elite 16 é, finalmente, disputado em forma de mata-mata até a grande decisão.

➡️ Tudo sobre os esportes Olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico

Siga o Lance! no Google News