Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Quem é Giuliano Ribas, o Juba, escolhido para comandar a Seleção masculina de vôlei no Pan

Brasileiro tem mais de três décadas de experiência com a modalidade e comandará o time verde-amarelo em Santiago 2023

Juba (centro), ao lado de Bruninho (dir.) e Cachopa (esq.) (Foto: Divulgação/CBV)
Escrito por

Com a saída de Renan Dal Zotto, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) anunciou, na terça-feira (10), que Giuliano Ribas irá assumir a Seleção Brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. Até então, não há confirmação do comandante oficial. No entanto, há grandes especulações pelo nome de Bernardinho, que é coordenador técnico da Amarelinha.

Juba, como é conhecido, já tem uma carreira vitoriosa no vôlei. Para conhecer mais sobre o técnico que comandará o Brasil na capital chilena, o Lance! apresenta um pouco da trajetória de Giuliano, que fez parte da comissão do ex-treinador Dal Zotto, como auxiliar técnico.

+Vôlei masculino em Paris! Veja as vagas já garantidas pelo Brasil para os Jogos Olímpicos de 2024

+Jogos Olímpicos de Paris 2024: calendário com datas, lista de esportes, quando começa, mascote e mais

CONQUISTAS

Formado em Educação Física na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), o brasileiro tem uma boa carreira no mundo do vôlei. Ele integrou a comissão técnica na passagem de Bernardinho pela Seleção, que venceu a Rio 2016. Já na modalidade praiana, trabalhou com o treinador e preparador físico Gilmário “Cajá” Ricarte, responsável pela dupla Ricardo/Emanuel na conquista do Ouro em Atenas 2004.

+‘Jutsu’ do Darlan: entenda por que o jogador da Seleção Brasileira de vôlei faz o ritual de Naruto

No total, o novo treinador já esteve presente em cinco Jogos Olímpicos, sendo dois de praia — Atenas 2004 e Pequim 2008 — e três em quadra — Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020). Além dessas edições, Juba também participou das conquistas de títulos da Seleção, como o Campeonato Mundial 2006, o Pan-Americano 2011, a Copa dos Campeões 2013, a Copa do Mundo 2019 e a Liga das Nações 2021.

+ Rebeca Andrade e Flávia Saraiva garantem pódio; Simone Biles é hexacampeã do solo

JUBA FOI….COZINHEIRO?

Além de exercer a função de assistente técnico, auxiliar, analista de desempenho e supervisor, o brasileiro também foi cozinheiro em uma viagem feita pela equipe verde-amarela. Segundo Juba, ele chegou a fazer feijão para todo o time.

— Já fiz diferentes funções, mas a essência é a mesma: dar 100% a todo momento, o que a Seleção Brasileira pede. O importante é poder contribuir com meu conhecimento, na função que precisarem. Já fui até cozinheiro em uma viagem, na qual fiz um feijão para o time — brincou Giuliano.

No final de outubro, Ribas terá uma responsabilidade à frente da equipe, ao lado dos auxiliares Ricardo Tabach e Maurício Thomas. As partidas de vôlei em Santiago acontecem entre os dias 21 e 26 de outubro.

+ Condição especial para matrícula no curso Gestor de Futebol, aprovado por Dante, Petković, Léo Moura e outros craques. Saiba mais!