
Depois do UFC 315, realizado no dia 10 de maio, no Canadá, o mundo do MMA viu os desdobramentos da divisão peso leve. Islam Makhachev, campeão da divisão, subiu para o meio-médio e deixou vago o cinturão da categoria até 70kg e frustrou a superluta contra Ilia Topuria, ex-campeão dos penas. Apesar de ser uma prática comum na organização, o russo foi criticado por Chael Sonnen.
➡️ Topuria agradece Charles do Bronx, mas dispara: ‘Tem que pagar o preço por Islam’
No programa Good Guy/Bad Guy’, da ESPN, Sonnen detonou subida de divisão de Makhachev e classificou a mudança como "covardia". O ex-lutador do UFC afirmou que o russo deveria encarar Topuria, que vagou o título do pena em busca do cinturão da categoria de cima. Sem Islam, o espanhol irá encarar Charles do Bronx pelo campeonato até 70kg.
— O Islam subiu (de categoria), mas não por coragem. A questão é que você entrou em uma categoria abertamente dizendo que não enfrentaria um dos tops (Belal). Isso não é um sinal de coragem. É um sinal de covardia. Vamos analisar o que aconteceu. Você tem um campeão mundial invicto e número 1 te perseguindo. Ele (Topuria) está disposto a deixar sua divisão para trás. Ele está disposto a abrir mão do cinturão para perseguir você. E você (Islam) está tão interessado em se livrar deste cara, que você não só abdica do seu cinturão, mas como abandona sua categoria. Não é assim que campeões se comportam — disparou Sonnen.
Rivalidade sem luta
Em coletiva de imprensa realizada na última quinta-feira (15), Ilia Topuria criticou o ex-campeão do peso leve Islam Makhachev, que subiu para o meio-médio após a vitória de Jack Della Maddalena sobre Belal Muhammad, no UFC 315, realizado no último domingo (11). Segundo o espanhol, o russo é "um dos maiores hipócritas que já viu" por não aceitar o combate e ir para outra categoria lutar pelo cinturão.
— O maior hipócrita que já vi. Ele me disse que não queria me dar a oportunidade porque eu era o cara pequeno, e agora o cara pequeno é ele, que está procurando a mesma oportunidade que eu — disparou o ex-campeão do peso pena.
Na rede social "X", Makhachev respondeu Topuria e devolveu a provocação ao afirmar que o espanhol "não é ninguém" no peso leve.
— A diferença entre mim e você é que fiquei no topo da lista da minha divisão e passei para a próxima, mas você escapou de dois concorrentes que tiveram vitórias consecutivas de 5 a 9 no peso pena. Você não é ninguém no peso leve, só um espanhol boca-grande com um corte de cabelo bacana. Vai ganhar uma e a gente conversa — respondeu.
Rapidamente, também no "X", Topuria respondeu e voltou a afirmar que Makhachev "correu" ao não aceitar a luta entre os dois.
— A diferença entre mim e você é que eu sou homem e você covarde. Eu falo e luto. Você fala e se esconde. Correu para longe, sem deixar pistas. Você é um garotinho — provocou Topuria.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte