Começou, nesta terça-feira (26), aquele que é considerado um Mundial de Clubes de futsal feminino. E, na abertura da Copa Mundo do Futsal Feminina, em Cascavel, no Paraná, brilhou a estrela da brasileira Franciele da Silva, a Fran, de 38 anos e camisa 27 da Juventus, da Colômbia. Foi dela o gol da vitória, por 1 a 0, sobre a jovem equipe Pinocho, da Argentina, em jogo que teve transmissão do YouTube do Lance!. Veja toda a partida no vídeo acima.
➡️ Jornalista aponta vaga na seleção para titular do Vasco no futsal
➡️ Vasco e Chapecoense empatam no Brasileiro de futsal
Ao final da partida, Fran levou o troféu de destaque. E comemorou:
- Primeiramente, agradecer à equipe da Juventas, por nos abraçar e deixar fazer parte deste evento tão grandioso. E muita gratidão a Deus por me deixar jogar de igual para igual com essas meninas tão novas que estão chegando.
E qual foi a principal tática para a vitória?
- Foi a gente ter se reunido, às 21h do domingo, e mostrar que temos um único objetivo, que é levar a Juventas ao posto mais alto da competição. Vamos lutar, sabemos que temos grandes desafios, profissionais que só vivem de bola, mas a gente veio com muita humildade. E trabalho e dedicação não vão faltar para nós - garantiu.
No primeiro tempo, as principais chances de gols foram das atletas do time argentino, mas a goleira Lina Pérez apareceu muito bem.
- É um grande jogo, digno de competição de alto nível. Nossa equipe tem que caprichar nas finalizações, porque sabemos que o contra-ataque delas é muito rápido. Então, a gente tem que se posicionar melhor e buscar o primeiro gol - disse Fran, no intervalo.
Diante de uma equipe com média de idade de 21 anos, a experiente atleta brasileira dá a receita para o segundo tempo:
- Já tenho uma idade avançada, a maioria do nosso time é experiente. Elas têm mais pernas que nós, temos que buscar nossa experiente, maturidade. Entendo que elas vão sair mais para o jogo e facilitar para nós.
E Fran fez o gol da vitória aos seis minutos da etapa final, ao acertar um chute de primeira, de fora da área. Por myuito pouco o time argetino não empatou três minutos depois, mas a camisa 1 da equipe colombiana voltou a aparecer bem. A sete minutos do fim, a goleira do time colombiano tirou uma bola em cima da linha. Até o final, o time colombiano soube suportar a pressão argentina e largar na frente na Copa Mundo do Futsal Feminina.
Ao todo, oito equipes de quatro países que estão nas primeiras posições do ranking mundial feminino da Fifa disputam o torneio paranaense: Brasil (1º), Argentina (4º), Colômbia (7º) e Rússia. Tricampeão da Copa Mundo, o anfitrião Stein Cascavel é o principal favorito a um novo título.
Os dois primeiros de cada chave avançam às semifinais, que acontecem na sexta-feira, dia 29. A final será realizada no sábado (30).
Pinocho, por sua vez, tem uma história consolidada e venceu a seletiva nacional argentina. assegurando a vaga na Copa. Já La Perla e Juventas são os dois elencos que vão representar a Colômbia, enquanto NY Ecuador corre por fora no torneio.
Copa Mundo do Futsal começou em 2019
A Copa Mundo do Futsal foi lançada em 2019 com o objetivo de impulsionar a modalidade no Brasil, tanto no masculino quanto no feminino.
Entre as mulheres, a primeira edição aconteceu em 2022, em Campo Grande (MS). No ano seguinte, foi a vez de Paranaguá ser a sede, enquanto Cascavel recebeu o torneio pela primeira vez em 2024.
- Temos como meta reunir as principais equipes do mundo na nossa disputa. Assim, conseguimos elevar o nível competitivo e, principalmente, proporcionar confrontos entre escolas técnico-táticas diferentes. O futsal feminino está cada vez mais estruturado e forte no nosso país. A Copa Mundo do Futsal Feminina é mais uma competição com o objetivo de incentivar o desenvolvimento da modalidade - conta Anderson Andrade, CEO da marca Mundo do Futsal, idealizadora e organizadora do torneio junto ao Comitê Local de Cascavel.
Tabela de jogos:
1ª Rodada – 26 de agosto (terça-feira):
16h – Juventas 1 x 0 Pinocho
18h – Normanochka x Clube Padre Carlos Mugica
20h – Stein Cascavel x Faculdade Sogipa
2ª Rodada – 27 de agosto (quarta-feira):
14h – Juventas x Faculdade Sogipa
16h – La Perla Futsal x Normanochka
18h – NY Ecuador/EUA x Clube Padre Carlos Mugica
20h – Stein Cascavel x Pinocho
3ª Rodada – 28 de agosto (quinta-feira):
14h – Clube Padre Carlos Mugica x La Perla Futsal
16h – Pinocho x Faculdade Sogipa
18h – Normanochka x NY Ecuador/EUA
20h – Stein Cascavel x Juventas.
➡️ Expulsão direta no futsal: entenda o critério e as diferenças em relação ao futebol de campo
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte