João Chianca, o Chumbinho, ficará fora das primeiras etapas da temporada de 2024 da WSL, no caso, Pipeline e Sunset Beach. Desde que sofreu um acidente grave no Havaí, em dezembro, o surfista se recuperou, mas ainda não conseguiu voltar aos treinos, assim não estará presente nas provas iniciais do campeonato.
O substituto de João será o marroquino Ramzi Boukhiam. O surfista que estrearia na elite em 2023, mas na ocasião também se machucou antes do início das competições e acabou perdendo toda a temporada. Além do campeonato, a participação do brasileiro no ISA Games, que acontece em fevereiro, também está ameaçada e pode ser substituído.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
➡️ Quais países têm mais títulos na WSL, o campeonato mundial de surfe?
João sofreu um grave acidente após cair de cabeça em uma barreira de corais, enquanto treinava em Pipeline. O surfista foi hospitalizado e retornou ao Brasil pouco antes do Natal para iniciar o tratamento de fisioterapia.
A temporada de 2023 foi a melhor para Chumbinho, com o título na etapa de Portugal e outros eventos na Liga que o levaram a chegar ao top 5 no circuito mundial, em setembro. O surfista, que é filho do ex-surfista Gustavo Chumbão e irmão mais novo de Lucas Chumbo, especialista em ondas gigantes, terminou na quarta colocação na WSL de 2023, posição que fez com que ele obtivesse uma vaga em Paris 2024.