Tatiane, Jenifer e Tatiele conquistaram o pódio dos 5.000m do Troféu Brasil de Atletismo 2018 (CBAt/Divulgação)

Tatiane, Jenifer e Tatiele conquistaram o pódio dos 5.000m do Troféu Brasil de Atletismo 2018 (CBAt/Divulgação)

Iúri Totti
31/07/2019
13:38
Corrida Informa

O Troféu Brasil de Atletismo, maior competição de clubes da América Latina, será entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, no Estádio do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista (SP). O campeonato, que volta a ser disputado em quatro dias, tem novidades.

Uma delas é o salto com vara feminino terá finais A e B, e a grande maioria das provas será disputada no período da tarde e da noite. As mudanças foram feitas pelo Conselho Técnico da CBAt, visando resultados melhores dos atletas.

Já as provas de 20km marcha atlética feminina e masculina serão as únicas disputadas fora do estádio, em circuito de rua, a partir das 8h do dia 31 de agosto. As provas estão marcadas para a Avenida Alpheu Grimello, com largada e chegada próximo ao número 700, ao lado do Lago do Taboão.

O Congresso Técnico do Troféu Brasil, em que serão definidos os atletas e clubes participantes, está marcado para o dia 28 de agosto, a partir das 19h, no Auditório do Colégio AZ – Prédio 3 – em área conjunta ao CNDA.

A Confederação Brasileira de Atletismo está organizando uma série de ações para marcar a realização do Troféu Brasil. O objetivo é envolver e despertar o interesse da comunidade atlética e da população de Bragança Paulista para a maior competição de clubes da América Latina. A primeira ação será o Festival do Atletismo na Escola, programa que leva o esporte até a rede municipal de ensino da cidade, marcado para o dia 17 de agosto, a partir das 17h, no CNDA.

O evento reunirá 125 alunos dos cinco polos de atletismo existentes em escolas localizadas em áreas de vulnerabilidade. Os polos funcionam nas Escolas Municipais Dinorah Ramos, Padre Donato, Comendador Hafiz, Orlando Pinto e Nilza Faria.

A Caixa, que apoia iniciativas com responsabilidade social, é parceira do projeto, assim como o Instituto Sanderlei Parrela. No acordo assinado com a Secretaria Municipal de Educação de Bragança Paulista o objetivo é que o atletismo faça parte da cultura esportiva da cidade.

- Com a parceria podemos promover a ocupação positiva das crianças por meio do atletismo, transformar Bragança na capital do esporte e contribuir para a massificação do atletismo - disse Warlindo Carneiro da Silva Filho, presidente do Conselho de Administração da CBAt.