b81b4cb8-45a7-4972-80fe-9025fdbbb9a7_20250131_170213-aspect-ratio-1024-1024
Rio de Janeiro (RJ)
Supervisionado porThayuan Leiras,
Dia 20/08/2025
12:40
Atualizado há 2 minutos
Compartilhar

O Mundial de Ginástica Artística de 2025 começou nesta quarta-feira (20) no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. A competição foi iniciada com uma cerimônia de abertura que transmitiu brasilidade, sendo um espetáculo à parte das competições do primeiro dia. O show de abertura foi embalado com a bateria da Viradouro, escola de samba tricampeã do carnaval carioca.

Cerimônia de abertura do Mundial de Ginástica Rítmica, no Rio de Janeiro (Foto: Kauhan Fiaux / Lance!)

A cerimônia de abertura do Mundial de Ginástica Rítmica começou com uma apresentação que relacionava a natureza com a ginástica. Dos sons calmos, a bateria da Viradouro tomou conta do lugar, junto de outras músicas brasileiras.

➡️ ESPECIAL: atleta da seleção demonstra desafios dos aparelhos da ginástica rítmica
➡️ GALERIA: Arena Carioca 1 pronta para o Mundial de Ginástica Rítmica

Em seguida, as mais de 70 nações que participam do Mundial foram apresentadas a torcida. Ainda no primeiro dia, a Arena Carioca 1, onde acontece o evento, ainda não estava muito cheia, mas a torcida, com pessoas de todo o mundo, fazia bastante barulho.

Após os discursos dos dirigentes e organizadores do evento, a cerimônia foi encerrada com uma apresentação de mestre-sala e porta-bandeira.

Formato de competição do Mundial de Ginástica Rítmica de 2025

O Mundial é disputado em duas modalidades: individual e por conjunto. Nas equipes, há duas séries: a simples, usando cinco fitas, e as mistas, com três bolas e dois arcos. As notas das duas séries são somadas, definindo o pódio. Além disso, há uma final específica para cada uma das séries.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

O Conjunto brasileiro é integrado pelas atletas Duda Arakaki, Nicole Pircio, Sofia Madeira, Maria Paula Caminha e Mariana Gonçalves. Elas vêm de bons resultados para a Ginástica Rítmica brasileira, incluindo um ouro na Copa do Mundo de Milão, na Itália.

No individual, Bárbara Domingos e Geovanna Santos representam a Seleção. Elas disputam nos quatro aparelhos: arco, bola, fitas e maças. Na competição, há a final geral (com a soma das quatro notas), além das finais específicas por aparelhos.

Programação do dia

Quarta-feira, 20 de Agosto
9h-12h – Individual – Classificatórias arco e bola – Grupo A
12h-12h45 – Cerimônia de abertura
12h45-15h45 – Individual – Classificatórias arco e bola – Grupo B
16h10-19h10 – Individual – Classificatórias arco e bola – Grupo C
19h35-22h35 – Individual – Classificatórias arco e bola – Grupo D

Siga o Lance! no Google News