Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Broncos vence e decisão da AFC terá duelo Tom Brady x Peyton Manning

 Com a vitória por 23 a 16 sobre o Pittsburgh, o Denver Broncos se garante na final da conferência e, com isso, os dois maiores quarterbacks voltam a se enfrentar. Será jogão 

Peyton Manning tem atuação discreta contra o Steelers. Mas faz o suficiente para levar o Broncos a mais uma decisão da AFC e terá pela frente o  eterno rival  Tom Brady e o New England Patriots  (Foto: Dustin Bradford/AFP)
Escrito por

Melhor time da AFC na temporada regular, o Denver Broncos derrotou na noite deste domingo por 23 a 16 a equipe do Pittsburgh Steelers e com isso assegurou a vaga na final da sua conferência. O jogo será contra o New England Patriots, numa reedição da final de 2013/2014, quando o Broncos venceu por 26 a 16. Porém, mais do isso, as atenções estarão voltadas para o duelo entre os dois maiores quarterbacks da história: mais uma vez Peyton Manning terá pela frente Tom Brady. Eles se enfrentaram em três finais (nas outras duas Manning defendia o Colts) e Payton leva vantagem: 2 a 1.

Quem levar a melhor no duelo dos gigantes avançará para o Super Bowl, que será no dia 7 de fevereiro, em San Francisco, contra o campeão da NFC, Carolina Panthers ou Arizona Cardinals. 

Individualmente, o grande destaque da partida foi do Pittsburgh Steelers, o wide receive Martavis Bryant. Ele teve 154 jardas de recepção e ainda correu para 40 jardas. Foi o melhor corredor e o melhor recebedor do Steelers. O quarterback Ben Roethlisberger fechou a partida com 24 passes certos em 37 tentados e 339 jardas, sem TD nem interceptação. Foi também do Steelers o vilão. O running back Fitzgerald Toussaint estava muito bem na partida, fez o único TD do Pittsburgh, mas, quando o time vencia por 13 a 12 já na reta final da partida, perdeu a bola que gerou a virada do rival.

No Denver Broncos, o destaque foi o bom trabalho defensivo. Peyton Manning apresentou números discretos, com 21 passes em 37, 222 jardas e nenhum TD ou interceptação. O recebedor Emmanuel Sanders, com 85 jardas, e o corredor CJ Anderson, com 72 jardas e um touchdown,  foram bem.  Vale ressaltar a eficácia do kicker Brandon McManus. Ele acertou seus cinco field goals. 
 

Jogo truncado 
O primeiro tempo foi equilibrado e com raras emoções, já que os setores ofensivos estavam pouco inspirados. Com o Pittsburgh Steelers passando em branco nos primeiros ataques, quem abriu o placar foi o Denver Broncos ao acertar dois fáceis field goals de 28 e 41 jardas, chutados por McManus.

O Pittsburgh tinha dificuldade para sair da marcação dos donos da casa. Quando conseguiu evoluir, arriscou demais e passou em branco. Numa quarta descida para nove, em vez de ir para o field goal, Big Ben arriscou um passe incompleto e devolveu a bola ao inimigo.

O jeito foi o Pittsburgh mudar o seu estilo de ataque. Como Big Ben tem seu jogo baseado no passe e os recebedores estavam bem marcados, o lançador buscou , na quarta campanha, avanços por terra. Deu muito certo. Primeiro, o wide receiver  Martavius Bryant deu uma de running back e conseguiu ótima corrida terrestre de 40 jardas. Sem saber como decifrar as jogadas do rival, o Denver cedeu espaços para que Fitzgerald Toussaint, o running back do Steelers, conseguisse, em duas corridas, chegar ao TD e colocando o seu time na frente em 7 a 6.

Big Ben  prepara a jogada. Embora tenha feito um bom jogo, o Steelers foi derrotado e está eliminado (Foto: Dustin Bradford/AFP)

Mas este foi o único ataque realmente eficaz do primeiro tempo. O Steelers conseguiu uma ou outra jogada mais aguda, como um passe de 58 jardas para um alvo improvável (Darrius Heyward-Bey) que colocou o time em posição para chutar e acertar um field goal para ir a 10 a 6 e mais nada.  

O Denver Broncos seguiu com seus recebedores apagados, o que prejudicava o jogo  do veterano Peyton Manning. Para ilustrar, o recordista de passes e TDs da história da NFL tentou 22 lançamentos no primeiro tempo e acertou somente 11, para 99 jardas. Sem chegar perto do gol, restava ao Broncos os chutes para que ele não deixasse o Pittsburgh desgarrar. No último segundo do primeiro tempo McManus acertou um FG de 51 jardas, deixando o placar em 10 a 9.


Erro define o jogo


O terceiro quarto seguiu na mesma toada, com os times só movimentado o placar  no  field goal, (um, cada).
 
Porém, no último quarto, um erro do Pittsburgh mudou o jogo.  O running back Toussaint, que fazia ótima partida, sofreu um fumble recuperado pelo Denver Em seguida, Peyton Manning  fez a sua melhor jogada: um passe de 31 jardas para Bennie Fowler. Em seguida, uma corrida de Emmanuel Sanders deixou o time da casa na linha de cinco jardas.  Depois de três ataques, CJ Anderson fez o primeiro TD do Denver virando o jogo. E a conversão de dois pontos de Demaryius Thomas jogou  o placar  para 20 a 13.

Big Ben não conseguiu viabilizar os passes e ainda foi sacado numa quarta jogada para 5  quando estava restando pouco menos de dois minutos para o fim. Com a bola já em posição de chute, o Denver Broncos  deixou o tempo passar e chamou McManus para que ele acertasse o seu quinto field goal (este de 41 jardas) na partida.

Com poucos segundos para o fim, o Pittsburgh ainda chegou até a linha de field goal, converteu o seu chute levando a partida para 23 a 16 e,  restando 19 segundos no relógio, tentou recuperar a bola através de um onside kick para buscar o empate. Mas esta ficou com o Denver Broncos e o jogo acabou.

Fala, Manning!

Mal teve o apito final e a primeira pergunta para Peyton Manning foi sobre o jogo contra Tom Brady.

- Vamos celebrar esta vitória, que só foi possível por causa do trabalho da nossa defesa. Porém, não é bom que venham com esta história de Manning contra Brady. O jogo é coletivo e a decisão é entre o Denver Broncos e o New England Patriots , disse.