Gabriel Bortoleto faz uma temporada de estreia "impressionante" na Fórmula 1 com a Sauber, ao lado de Nico Hulkenberg. Aos 21 anos, o brasileiro supera o companheiro em etapas de classificação e se destaca entre os seis novatos da categoria. Após elogios da imprensa internacional, o bicampeão mundial Mika Hakkinen voltou a por o jovem piloto em evidência por seu desempenho nas pistas.

➡️ Max Verstappen? Mercedes confirma dupla de pilotos para F1 2026

— Acho que Gabriel Bortoleto tem feito um trabalho bastante impressionante, na minha opinião. O que ele está fazendo no momento, contra um companheiro de equipe muito experiente, acho que ele conseguiu levar o carro ao limite sem grandes erros em comparação com outros novatos — destacou Hakkinen, em entrevista ao "Hindustan Times" e "FanCode".

A temporada de 2025, inclusive, ficou marcada pela alta quantidade de estreantes - o maior número desde 2010, quando entraram sete novos pilotos no grid. Além de Bortoleto, os novatos da Fórmula 1 são: Andrea Kimi Antonelli (Mercedes), Isack Hadjar (Racing Bulls), Jack Doohan (Alpine) - substituído pelo também novato Franco Colapinto -, Liam Lawson (Racing Bulls) e Oliver Bearman (Haas).

Embora os elogios sejam frequentes, assim como para qualquer atleta, as críticas não deixam de assombrar os jovens pilotos da F1 na temporada. A qualidade dos novatos, no entanto, foi exaltada por Hakkinen, que explicou o motivo de enfrentarem tantos problemas na primeira experiência na elite do automobilismo mundial.

— Há muitos pilotos novatos excelentes. Em primeiro lugar, a F1 hoje é um esporte muito difícil para os jovens pilotos, porque o programa de testes é muito limitado. Quando não há muitos testes, é difícil encontrar seus limites. Quando você chega à F1, é lá que você encontra seus limites. E quando você está encontrando seus limites, isso significa que haverá erros — comentou Hakkinen.

— Esses erros normalmente custam caro e fazem você parecer ruim. É muito difícil dizer isso porque cada carro é diferente. Alguns carros podem ser muito difíceis de pilotar, alguns carros são mais fáceis de pilotar, mas são um pouco lentos — concluiu o ex-piloto.

Gabriel Bortoleto no treino livre do GP do Azerbaijão de F1, no Circuito de Baku (Foto: Joe Portlock / Getty Images / Sauber Media Hub)

Bortoleto enfrenta nova estreia na F1 com GP dos EUA

Gabriel Bortoleto volta à pista nesta sexta-feira (17) para o Grande Prêmio dos Estados Unidos. Palco da 19ª etapa da F1, o Circuito das Américas é novidade para o novato da Sauber, que se manteve confiante mesmo após um final de semana nem tão positivo em Singapura.

— Estou bem ansioso para correr em Austin: é um daqueles circuitos que você sempre ouve falar bem, e tenho me preparado para ele no simulador. Fizemos nossa lição de casa desde Singapura e estamos preparados para o próximo fim de semana — analisou Bortoleto, que completou:

— Claro, precisaremos aproveitar ao máximo a única sessão de treinos para nos familiarizar com a pista e ajustar nosso carro, mas se nos mantivermos atentos e aproveitarmos as oportunidades, estou confiante de que podemos ter um desempenho decente.

➡️ Tudo sobre os esportes Olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico

O final de semana em Austin tem menos oportunidades dos pilotos e equipes testarem os seus equipamentos. Por ser uma etapa com corrida curta, a segunda sessão de treinos é substituída pela classificação sprint, enquanto a terceira cai para receber a corrida curta.

GP dos Estados Unidos: saiba horários e onde assistir

SEXTA-FEIRA, 17 DE OUTUBRO
🏎️ Treino Livre 1 - 14h30 (de Brasília) | BandSports e F1TV
🏎️ Classificação sprint - 18h30 | BandSports e F1TV

SÁBADO, 18 DE OUTUBRO
🏎️ Corrida sprint - 14h | BandSports e F1TV
🏎️ Classificação - 18h | Band, BandSports e F1TV ➡️ O Lance! acompanha em tempo real

DOMINGO, 19 DE OUTUBRO
🏎️ Corrida - 16h | Band e F1TV ➡️ O Lance! acompanha em tempo real

Siga o Lance! no Google News