A cidade de Assunção, capital do Paraguai, será a sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031. Na manhã desta sexta-feira, durante Assembleia Geral Extraordinária da Panam Sports, realizada em Santiago, no Chile, aconteceu a eleição para o anfitrião do evento, com a participação dos 41 Comitês Olímpicos Nacionais das Américas. Assunção foi eleita com 28 votos contra 24 para a candidatura Rio-Niterói. Não houve abstenções.

➡️Como era o mundo quando o Brasil recebeu os Jogos Pan-Americanos

Ao todo, seriam 53 votos em jogo para eleger a sede, já que os 12 países que já sediaram os Jogos Pan-Americanos - Argentina, Brasil, Canadá, Colômbia, Chile, Cuba, Estados Unidos, México, Peru, Porto Rico, República Dominicana e Venezuela - têm direito a voto duplo. Porém, a República Dominicana não compareceu à votação, restando apenas 52 votos.

Brasil abre as apresentações

O Brasil foi representado pelo presidente do COB, Marco La Porta, Eduardo Paes; o vice, Eduardo Cavaliere; o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves; e a vice, Isabel Swan e Rafael Picciani, representante do governo do Rio de Janeiro. Também integraram a comitiva a vice-presidente do COB Yane Marques, Bernard Rajzman, medalhista olímpico de vôlei, Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Internacional, Emanuel Rêgo, diretor-geral do COB e campeão olímpico, Yohansson Nascimento, medalhista paralímpico, e a ginasta Rebeca Andrade, maior medalhista olímpica da história do Brasil.

Assim como na apresentação da candidatura e ao longo de toda a campanha, o Brasil apresentou como ponte forte uma estrutura sólida de infraestrutura para os Jogos, aproveitando o legado de 2016 e com novas propostas, como a entrega da Vila Pan-Americana. A apresentação também destacou detalhes de mobilidade urbana, prometendo 18 minutos de deslocamento entre a vila dos atletas e as praças esportivas.

A apresentação brasileira também contou com um vídeo com depoimento do presidente Lula e uma participação rápida de Rebeca Andrade, que falou pouco, mas foi muito aplaudida por todos os presentes.

Camilo Perez, presidente do Comitê Olímpico Paraguaio, trouxe força nos bastidores (Foto: Divulgação/ Panam Sports)

Construindo o sonho

Mais uma vez, a apresentação de Assunção se apoiou na construção do "sonho pan-americano" em busca de sediar o evento. A candidatura fortemente apoiada na imagem de Camilo Perez, presidente do Comitê Olímpico Paraguaio (COP) desde 2011, trouxe um vídeo ilustrando as mudanças na infraestrutura nos últimos 14 anos e projetando o Pan de 2031 como um incentivo para alavancar o desenvolvimento da capital.

Também foram apresentados projetos voltados à mobilidade urbana, como o novo sistema de transporte elétrico com parada no Parque Olímpico, a construção de uma nova arena na sede do COP, uma das principais praças esportivas, e da Vila Pan-Americana, que servirá como moradia futuramente.

A apresentação de Assunção ainda citou a experiência como sede dos Jogos Pan-Americanos Júnior, em agosto deste ano, mostrando um vídeo com depoimentos dos atletas e a estrutura utilizada na competição, que deve ser mantida em sua maior parte para 2031.

➡️ Tudo sobre os esportes Olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico

Siga o Lance! no Google News