Lutas

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Projeto Índio Team decola na Cidade de Deus: ‘Crescendo cada vez mais’

Aos 41 anos, o carioca Ricardo da Cruz procura compartilhar os ensinamentos adquiridos ao longo da sua vida com crianças e adolescentes da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro

Projeto de Índio na Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio, conta com aulas de Jiu-Jitsu e Muay Thai (Foto: Divulgação)
Escrito por

Por Mateus Machado

À frente do Projeto Índio Team, Ricardo da Cruz, mais conhecido como "Índio", vem, aos poucos, transformando a vida de crianças que moram na Cidade de Deus (RJ). Aos 41 anos, o carioca - grau preto de Muay Thai e faixa-preta de Jiu-Jitsu - procura compartilhar os ensinamentos adquiridos ao longo da sua vida com crianças e adolescentes.

Conheça a história do Projeto Índio Team, na Cidade de Deus, aqui

- Resumo o meu trabalho junto ao projeto social como algo que insere o esporte como forma de aprendizado para que crianças, jovens e adultos tenham uma boa oportunidade de ver o esporte, no meu caso o Jiu-Jitsu e Muay Thai, como uma espécie de mudança de vida. Meu papel é ensinar e instruir eles sobre a importância do projeto na comunidade. Estamos crescendo cada vez mais com o nosso propósito e a expectativa é muito boa para os próximos anos - disse Índio em entrevista à TATAME.

Integrante da equipe Tata Fight Team (TFT), Índio revelou também como funcionam as contribuições para o projeto, afirmando que solicita a lojas e mercados próximos ajuda com lanches para os jovens que fazem parte do Índio Team, e que toda ajuda é bem-vinda.

- Tentamos buscar parcerias com lojas e mercados para doação de lanches, sucos e biscoitos. Com um trabalho bem feito e honesto, acredito muito que as coisas vão melhorar ainda mais nos próximos anos - contou Ricardo, que também ressaltou sua gratidão com a ajuda oferecida por Ronaldo Anquieta, que age diretamente a favor de diversos projetos.

- O papel do Ronaldo Anquieta é a oportunidade de mudar a história do projeto com apoio e estruturação de algo que já visualizamos desde o início de tudo. É uma pessoa que está tornando o sonho de muitas pessoas realidade e tenho certeza que vai fazer muito mais - afirmou.

Empolgado e disposto a fazer cada vez mais por sua comunidade e, consequentemente, pelas crianças e adolescentes da Cidade de Deus, o casca-grossa falou sobre a importância das artes marciais e suas filosofias para a vida delas, reforçando também o fato de que, hoje em dia, os esportes de luta podem oferecer um futuro melhor para os jovens.

- A importância da arte marcial nas comunidades é a mudança de vida que isso pode proporcionar na vida dessas crianças e adolescentes como um todo. A arte marcial transforma vidas e, hoje em dia, pode ser perfeitamente a profissão de um indivíduo. Seja como lutador ou professor, hoje o Jiu-Jitsu te oferece um padrão melhor de vida - concluiu.

Quer ficar por dentro do mundo da luta? Clique e acesse o site da TATAME!