Lutas

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Amanda surpreende, finaliza Tate e faz história com título inédito no UFC

Baiana soube trabalhar trocação, investir nas brechas da rival e vencer com finalização

(FOTO: Reprodução/UFC)
Escrito por

Se o Brasil acabou a noite da última quinta-feira sem nenhum cinturão do UFC após a derrota de Rafael dos Anjos pelos leves, neste sábado, o país pode dormir aliviado. Depois do título interino dos penas conquistado por José Aldo, no UFC 200, que aconteceu em Las Vegas (EUA), Amanda Nunes conquistou o título peso-galo feminino do Ultimate ao finalizar Miesha Tate em uma performance espetacular. A baiana se tornou a primeira brasileira da história a conquistar um título na maior organização de MMA do mundo.

Com uma apresentação precisa e consciente, Amanda não tomou conhecimento do poder de Tate, evitou bem as tentativas de derrubadas e encaixou seu jogo de trocação, que abalou a rival e abriu caminho para a finalização que rendeu o triunfo aos 3m16seg de combate. 

- Toda luta tento sempre melhorar. Sempre tenho que trabalhar em algo. Muita coisa aconteceu na minha vida, respeito Miesha e ela é muito dura. Me sinto bem demais, agora voltarei ao Brasil e encontrarei a minha família. A primeira coisa que vi é que eu me controlei, pois sei que ela volta mais forte no round seguinte, então tive certeza de que ela não voltaria para o segundo. Brasil, olha! É tudo nosso. Eu avisei ao Dana White que seria campeã e fui  - afirmou a lutadora, emocionada, ainda no octógono. 

Triste, Tate agradeceu o apoio massivo dos fãs e reconheceu o talento de Amanda dentro do octógono do UFC.

- Ela começou muito bem, me pegou. Sempre falei que ela era perigosa, isso me custou muito. Sempre volto mais forte de situações como essa. Obrigado a todos que me apoiam - declarou a agora ex-campeã.

A LUTA
Depois do primeiro golpe Amanda mostrou muita confiança e noção de tudo o que fazia. Paciente, mas pressionando na medida certa, a baiana acertou bons golpes na trocação e, aos poucos, foi minando a rival, que ofereceu cada vez menos resistência após duas tentativas frustradas de derrubada. Depois de encaixar uma série poderosa de socos, Amanda sentiu que Miesha começou a andar para trás, pressionou e transformou a vitória em questão de tempo. A brasileira soube aplicar os golpes no tempo certo e não se "afobou" diante de uma rival que perdeu o ímpeto aos poucos. Depois de um soco que deixou Tate abalada, Amanda a derrubou, trabalhou a posição no jiu-jitsu e alcançou o triunfo por finalização via mata-leão.