Lutas

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Aldo vence Edgar, conquista título interino e manda recado a McGregor

Lutador brasileiro superou rival americano com vitória dominante na decisão, homenageou treinador Dedé Pederneiras e desafiou McGregor: 'Não terá a sorte da primeira luta'

(FOTO: AFP)
Escrito por

Passaram-se mais de três anos desde o primeiro encontro, mas José Aldo continua sendo mais eficiente que Frankie Edgar no MMA. Ao menos foi isso que o brasileiro demonstrou pela segunda vez dentro do octógono, no UFC 200, que aconteceu neste sábado, em Las Vegas (EUA). Com uma atuação inteligente e eficiente, o manauara dominou o americano e conquistou o cinturão interino dos penas do UFC, além de desafiar o rival Conor McGregor para uma revanche no UFC.

Mais paciente e atuando nos erros de Edgar, Aldo dominou o confronto com o rival na parte da trocação, performou durante cinco rounds de forma atuante e conquistou um triunfo seguro contra o americano pela segunda vez.

- Isso é para você, meu treinador (Dedé Pederneiras). Frankie é um grande adversário, se movimenta bastante, mas tenho um objetivo que é vencer esse m... (Conor Mcgregor) e pode ter certeza que na próxima você não terá a mesma sorte da primeira luta. Essa é a vitória do Dedé. Perdi meu pai, mas ganhei ele. Ele disse que ia se aposentar,mas não se aposentou e está aqui comigo - afirmou, logo após a vitória. 

Agora, José Aldo se recupera da derrota sofrida para Conor McGregor, em dezembro passado, e garante a chance de fazer a revanche com o irlandês pelo título absoluto dos penas após o irlandês encarar Nate Diaz pelos meio-médios. O brasileiro soma 26 vitórias e apenas duas derrotas na carreira.

A LUTA
Diferente do duelo contra McGregor, em dezembro, Aldo começou a luta cauteloso. O brasileiro teve paciência para encontrar a distância, sentir o peso da mão de Edgar e começar a trabalhar seu jogo. Aos poucos, o brasileiro foi soltando seu boxe. Com uma esquiva afiada, o brasileiro começou com bons contragolpes, encaixou uma joelhada voadora e um direto que abalaram o rival. Edgar se recuperou, mas o tupiniquim terminou melhor a primeira etapa. 

Mais confiante, Aldo manteve a calma no segundo round. Sempre esperando a melhor brecha, o brasileiro conectou os melhores golpes e chegou a abalar Edgar novamente com uma joelhada voadora no peito. O brasileiro usou poucos os chutes baixos e defendeu bem as três tentativas de derrubadas de Frankie no segundo round. Edgar seguiu atacando e comprovando o queixo duro que tem, sempre levando perigo também.

Na terceira etapa, Edgar conseguiu logo de início prender a luta na grade e pressionar Aldo na luta agarrada. Fora da grade, Edgar encaixou um cruzado que abalou e fez o brasileiro andar para trás. Recuperado, Aldo deu o troco com um direto, mas logo Frankie pressionou na grade mais uma vez. O atleta tupiniquim terminou ligeiramente melhor na trocação. 

O quarto assalto aconteceu todo na trocação. Enquanto Aldo encaixava socos diretos, que passavam pela guarda do americano, Edgar apostava em combinações que muitas vezes não acertavam o brasileiro e acertavam o vazio. Aldo novamente soube defender as derrubadas e mostrou estar mais "inteiro" que o adversário, que apresentava sangramentos no rosto. 

No último round, Aldo apenas administrou. Com mais efetividade no combate, o brasileiro chegou a ter o apoio da torcida, que gritou "Aldo, Aldo" em diversos momentos. Edgar foi guerreiro e mesmo muito machucado não parou de andar para frente. Mas José Aldo soube manter a calma, usar as brechas do rival e terminar o combate de forma segura. 

Velásquez nocauteia e impressiona contra Browne
Logo nos primeiros segundos, Browne acertou um direto que balançou Cain. O ex-campeão manteve a compostura, cercou o rival e investiu mais um pouco na trocação antes de buscar as pernas de Travis. Sem sucesso nas derrubadas, Velásquez seguiu de pé e acertou um chute rodado alto no rival, que logo caiu na grade e teve de sobreviver a uma sequência avassaladora de socos. Cain então conseguiu derrubar Browne e aplicar socos no adversário por cima. Já abalado, Travis pouco reagiu. O duelo chegou ao fim aos 4m57seg do primeiro round com o nocaute técnico após a interrupção do juiz diante da falta de reação de Travis.

- Tenho muito respeito por Travis, me senti bem, voltei e venci. Sempre busco a perfeição, melhorei em algumas coisas. Quero lutar com os melhores, quem quer que o UFC coloque na minha frente vou enfrentar - afirmou o ex-campeão dos pesados, logo após a luta.

Com o resultado, Velásquez se recupera da derrota sofrida para Fabricio Werdum, em julho do ano passado, quando perdeu o título dos pesados. Agora o americano soma 14 vitórias e duas derrotas no MMA.