Montagem Messi e Vinicius Jr

Vinicius Jr vai ter chance de continuar mostrando bom desempenho, enquanto Messi lida com seca (Foto: Divulgação)

LANCE!
27/02/2019
14:04
Madri (ESP)

Real Madrid e Barcelona já é um clássico imperdível por si só. Nesta quarta-feira, as equipes se enfrentam em um cenário especial: jogo de volta das semifinais da Copa do Rei. A partida de ida, terminada em 1 a 1, deixa a classificação em aberto.

Apesar de não precisar de muitos motivos para ser assistido, o clássico de hoje reserva alguns motivos especiais. O Real ainda não venceu o Barça desde que Cristiano Ronaldo deixou o clube e uma vitória sacramentaria a reformulação da equipe com Solari. Messi, por sua vez, nunca marcou gol no rival na competição. Além disso, retrospecto de eliminações e craques também temperam o clássico.

MESSI EM ALTA

Messi - Barcelona x Valencia
Messi faz grande temporada (Foto: Lluis Gene / AFP)

Capitão da equipe pela primeira vez a partir dessa temporada, Messi tem conduzido o Barcelona com maestria. Na última rodada, fez três gols e deu uma assistência, na vitória por 3 a 0, sobre o Sevilla, no Espanhol. Ao todo, são 32 jogos, com 33 gols e 15 assistências na temporada. Contra o Real Madrid, principalmente no Santiago Bernabéu, o argentino costuma ir bem.

SECA

Messi - Barcelona x Sevilla
Seca marca o confronto (Foto: Lluis Gene / AFP)

Apesar de toda boa temporada e de seus números absurdos na história do Barcelona, Lionel Messi nunca marcou um gol contra o Real Madrid na Copa do Rei. Ao todo, foram sete jogos, com três empates, três derrotas e apenas uma vitória, sem nenhum gol.

SUPERAR CR7

Cristiano Ronaldo - Juventus
Real ainda não venceu rival sem CR7 (Foto: AFP)

Nos últimos 16 clássicos, o Real Madrid ganhou apenas quatro. Desde que Cristiano Ronaldo deixou a equipe, os Merengues ainda não venceram o rival. Uma vitória serviria para sustentar, ainda mais, a reformulação da equipe pós a perda de um de seus grandes ídolos.

JOIA BRASILEIRA

Vinicius Junior - Atletico de Madrid X Real Madrid
Vinicius Jr é um dos destaques (Foto:AFP)

Com Santiago Solari, Vinícius Júnior se tornou em um dos principais jogadores. Em momentos em que a equipe estava mal, o brasileiro era a esperança de bom desempenho. Atualmente, segue como um dos principais destaques. É uma boa oportunidade para o jogador mostrar serviço.

REDENÇÃO

Suárez e Messi - Barcelona x Sevilla
Suárez vive fase irregular (Foto: Lluis Gene / AFP)

Suárez anda criticado na equipe catalã. No mercado, especula-se um substituto. Nesta temporada, na vitória por 5 a 1, no primeiro turno do Espanhol, marcou três gols e foi o destaque. É uma oportunidade para o atacante recuperar sua boa forma e afastar as críticas.

CHANCE DE COUTINHO

Philippe Coutinho - Lyon x Barcelona
Coutinho pode ter chance de melhorar desempenho (Foto: AFP)

Outro que não vive boa fase no Barcelona é Philippe Coutinho. Variando entre a titularidade e o banco de reservas, o brasileiro deve ser titular contra o Real Madrid. A imprensa espanhola já especula que Coutinho pode perder a vaga na Seleção Brasileira para Vinícius Júnior. Em um duelo de opostos, o atacante do clube catalão tem a oportunidade de voltar aos elogios.

O RETROSPECTO PESA

Vinicius Junior e Rakitic - Barcelona x Real Madrid
Equipes tem motivos diferentes para conquistar título (Foto: Josep Lago / AFP)

O Barcelona tem 30 títulos da Copa do Rei contra 19 do Real Madrid. No retrospecto recente, nos últimos oito anos, o Barcelona venceu uma final contra o maior rival e perdeu duas, além de uma eliminação nas semifinais. Cada equipe tem o seu objetivo. Enquanto o Real quer se aproximar em títulos, o Barcelona quer diminuir o ruim retrospecto recente.

PARA AUMENTAR CONFIANÇA

Benzema e Vinicius Jr
Vitória vai aumentar confiança (Foto: Divulgação)

O Barcelona já deixou claro que o principal objetivo é vencer a Liga dos Campeões. Líder do Espanhol, o Barça está mais próximo de conquistar a competição. O Real Madrid está mais longe. A Copa do Rei é uma possibilidade mais próxima de um título para Solari e seus comandantes. Uma vitória pode aumentar a confiança de ambos os clubes.

O TRIPLETE

Messi - Sevilla x Barcelona
O Barça quer o triplete (Foto: AFP)

Com a Champions como principal objetivo, o Barcelona tem mais chances de conquistar o triplete (Liga dos Campeões, Espanhol e Copa do Rei) do que o rival. Essa possibilidade motiva ainda mais o elenco do clube catalão na partida, tendo em vista que desclassificar o rival, seria o primeiro passo para o objetivo.

FORÇA TOTAL

Bale - Levante x Real Madrid
Equipes vão com força total (Jose Jordan/ AFP)

Apesar de estarem disputando outras competições, tanto o Real Madrid quanto o Barcelona devem ir com força total. Solari confirmou Vinícius Júnior, Bale e Benzema entre os convocados, assim como o meio campo, com Modric, Kroos e Casemiro. O Barcelona também deve contar com a disponibilidade de seus grandes jogadores.