Montagem - Gilberto, Fred e Ricardo Oliveira

Já conhecidos no cenário nacional, Gilberto, Fred e Ricardo Oliveira seguem com faro de gol (Foto: Arte/Lance!)

LANCE!
16/04/2019
16:36
Rio de Janeiro (RJ)

Falou em gol, é com eles. A atual temporada do futebol brasileiro vem consagrando nomes já bem conhecidos no cenário nacional. Fred e Ricardo Oliveira, por exemplo, dispensam apresentações. Os veteranos parecem ser imunes ao passar do tempo e, em mais um ano, vão disparando na artilharia. Ao lado dos rivais em Minas, Gilberto segue em lua de mel na Bahia e já supera a última rodada. Confira os artilheiros do Brasil em 2019: 

Fred - 14 gols

Cruzeiro x Huracán Fred
Fred comemora um de seus três gols contra o Huracán, no Mineirão (Foto: DOUGLAS MAGNO / AFP)

O camisa 9 perdeu boa parte da última temporada recuperando-se de uma lesão no joelho, e muitos chegaram a dar a carreira do jogador como acabada. Ledo engano. Fred voltou melhor do que nunca e, com 14 gols em 15 jogos pelo Cruzeiro em 2019, é o maior artilheiro do futebol nacional até aqui. 

Gilberto - 13 gols

Gilberto Bahia
Gilberto segue em lua de mel com a torcida do Bahia (Foto: Felipe Oliveira/Bahia)

O atacante chegou ao Bahia em julho do ano passado, e desde então, vive uma lua de mel em Salvador. O melhor, porém, ainda estava por vir. Se no segundo semestre de 2018 foram nove gols em 25 jogos, em 2019, com seis partidas a menos, Gilberto triturou a marca anterior e já alcançou os 13 gols.

Daniel Amorim - 13 gols

Daniel Amorim - Avaí
Daniel Amorim (Francisco Tadeu /Avaí)

O atacante vive, provavelmente, sua melhor fase na carreira. Em 19 jogos, o atacante de 29 anos já marcou 13 vezes, ultrapassando os 12 gols que fez pelo Tombense em todo ano de 2016 - sua melhor marca até então.  Daniel Amorim deve ser a principal esperança de gols do Leão da Ilha na volta à Série A. 

Ricardo Oliveira - 12 gols

Boa Esporte x Atlético MG Ricardo Oliveira
Ricardo Oliveira em ação contra o Boa Esporte (Foto: Bruno Cantini / Atlético MG)

O centroavante do Atlético-MG é como vinho: quanto mais velho, melhor. Mesmo com as turbulências do Galo na temporada, Ricardo Oliveira manteve o já conhecido ímpeto goleador, anotando 12 gols em 15 jogos. 

Luciano - 11 gols

Fluminense x Luverdense Luciano
Luciano é um dos capitães do Flu na temporada (foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.)

A lesão de Pedro e a renovação do elenco do Fluminense deixaram uma lacuna em 2019 - que Luciano preencheu muito bem. Em sua segunda temporada pelo clube, o camisa 18 assumiu o protagonismo nas Laranjeiras e em 19 duelos, já anotou 11 gols. 

Junior Santos - 10 gols

Junior Santos - Fortaleza
Júnior Santos fez o torcedor tricolor esquecer Gustagol (foto: Leonardo Moreira / Fortaleza EC)

Um raio cai duas vezes no mesmo lugar? Em Fortaleza, parece que sim.  Júnior Santos chegou ao Leão do Pici com a difícil missão de preencher a vaga deixada por Gustagol - que teve um 2018 iluminado com a camisa tricolor. E o novo reforço do clube cearense vai dando conta do recado: Em 17 jogos na atual temporada, o atacante já soma 10 gols. 

Gabriel - 9 gols

Madureira x Flamengo Gabigol comemoração
Gabigol comanda o poderoso ataque do Fla em 2019 (Foto: Divulgação)

Artilheiro do último Brasileirão pelo Santos, Gabriel demorou um pouco a engrenar com a camisa do Flamengo, mas logo voltou a ser sinônimo de gol. Em harmonia com a torcida rubro-negra na temporada, em 14 jogos, o jogador marcou nove vezes.

Patrick Fabiano - 9 gols

patrick fabiano
Patrick Fabiano é a esperança de gols do CSA nesta temporada (Foto: Morgana Oliveira/CSA)

O mesmo número de gols de Gabigol em 2019 tem Patrick Fabiano, pelo CSA. O centroavante encerrou uma longa passagem no mundo árabe para reforçar o clube de Alagoas na volta ao Brasileirão e vem fazendo um bom papel.

Alerrandro, Gustavo e Jean Mota - 8 gols

Montagem - Alerrandro, Gustagol e Jean Mota
Alerrandro, Gustavo e Jean Mota: diferentes perfis, mesmo número de gols (Foto: Arte/Lance!)

Na última posição do ranking, um empate. Pela média gols/jogo, o jovem Alerrandro, do Atlético-MG, vem primeiro. Uma das principais revelações do futebol brasileiro na temporada, o atacante de 19 anos marcou oito gols em nove jogos. Também com oito tentos em 2019, Gustagol vem correspondendo em sua volta ao Corinthians. 

Jean Mota, por sua vez, teve um início de ano arrasador, mas sofreu uma queda de rendimento e não marca desde o mês de março. O desempenho nos três primeiros meses de 2019, no entanto, foi o suficiente para mantê-lo entre os artilheiros do Campeonato Paulista.