Ricardo Goulart Palmeiras Selo VAIVÉM FECHADO

Ricardo Goulart foi o último reforço anunciado pelo Palmeiras (Foto: Divulgação)

André Schmidt
16/01/2019
11:45

Ataque mais positivo dos últimos três Brasileiros - foi campeão duas vezes e vice em outra -, com uma média de 62 gols por edição, o Palmeiras sabe muito bem da importância de se ter um ataque forte e variado. Com atacantes, meias e volantes de muita participação ofensiva - Bruno Henrique, por exemplo, foi vice-artilheiro da equipe no último campeonato -, o time foi, no Brasil, o que mais vezes balançou as redes na última temporada, com 121 tentos. E para 2019, o clube parece disposto a manter o status de melhor ataque do país.

Com as chegadas de Ricardo Goulart e Iván Angulo - que ainda passará por uma transição no sub-20 -, o Palmeiras se tornou o time que mais 'comprou gols' para este ano. De acordo com o ranking feito pelo Números da Bola, os sete reforços do Alviverde marcaram 69 tentos na última temporada, a maior marca entre as contratações feitas pelos chamados 12 grandes clubes. O Internacional, com a confirmação de Tréllez, foi mais um que superou o Corinthians, antigo líder. Confira o ranking atualizado:


1º - PALMEIRAS - 69 GOLS

Ricardo Goulart foi emprestado pelo Guangzhou Evergrande, da China, por um ano
Goulart é uma das novidades do Palmeiras (Reprodução/TV Palmeiras)

Campeão brasileiro, o Palmeiras não se conteve apenas manter o elenco vitorioso da última temporada e foi atrás de reforços. O Alviverde já anunciou a chegada de sete novos nomes para 2019, autores de 69 gols em 2018.

Números dos reforços em 2018: Arthur (24 gols), Ricardo Goulart (21), Zé Rafael (13), Carlos Eduardo (6), Felipe Pires (2), Iván Angulo (2) e Matheus Fernandes (1). Total: 69 gols

2º - INTERNACIONAL - 56 GOLS

Neilton - Internacional
Neilton foi o 4º maior artilheiro do Brasil em 2018 Foto: Ricardo Duarte

Terceiro colocado no último Campeonato Brasileiro, o Internacional foi mais um clube que buscou reforçar o seu ataque para 2019. Os jovens Neilton e Guilherme Parede chegam ao time junto com os experientes Tréllez e Rafael Sóbis. Ao todo, os sete reforços anunciados estufaram as redes 56 vezes em 2018.

Números dos reforços em 2018: Neilton (21 gols), Guilherme Parede (12), Rodrigo Lindoso (8), Rafael Sóbis (7), Santiago Tréllez (7), Galdezani (1) e Bruno (0). Total: 56 gols.

3º - CORINTHIANS - 50 GOLS

Mauro Boselli é anunciado pelo Corinthians
Boselli é a esperança de gols do Corinthians (Daniel Augusto Jr)

Após uma temporada irregular em 2018, o Corinthians realizou uma verdadeira reformulação em seu elenco, contratando sete novos jogadores nesta janela. Destaque entre eles para o artilheiro Mauro Boselli, que marcou 24 vezes pelo León, do México, no último ano.

Números dos reforços em 2018: Mauro Boselli (24 gols), André Luís (14), Ramiro (4), Richard (4), Sornoza (4), Michel Macedo (0) e Gustavo Mosquito (0). Total: 50 gols.

4º - FLAMENGO - 44 GOLS

Gabigol Apresentação
Gabigol foi artilheiro do Brasileiro (Fotos: Marcelo Cortes/Flamengo)

Poucos reforços, mas muitos gols. O Flamengo foi pontual nas contratações nesta janela. Apesar de não figurar entre os três clubes que mais 'compraram gols' para o ano, o time obteve uma média excelente de 44 bolas na rede com apenas três reforços. Quarenta e dois deles anotados pela dupla Arrascaeta e Gabigol.

Números dos reforços em 2018: Gabriel Barbosa (27 gols), Arrascaeta (15) e Rodrigo Caio (2). Total: 44 gols.

5º - SÃO PAULO - 29 GOLS

Pablo
Pablo estreou na Florida Cup (Rubens Chiri/saopaulofc.net)

Ataque menos positivo entre os sete primeiros colocados do Brasileirão 2018, com apenas 46 gols marcados, o São Paulo foi atrás de um novo meia e um centroavante para a equipe. O Tricolor tem para 2019 como principais novidades o retorno do ídolo Hernanes e a chegada de Pablo, destaque do Athlético Paranaense na última temporada.

Números dos reforços em 2018: Pablo (18 gols), Biro Biro (5), Hernanes (4), Igor Vinícius (2), Léo Pelé (0), Tiago Volpi (0) e Willian Farias (0).

6º - ATLÉTICO MINEIRO - 28 GOLS

Vinicius - Atlético-MG
Vinícius fez 13 gols em 2018 (DIvulgação)

Com Ricardo Oliveira, Chará e Cazares mantidos para 2019, o Atlético Mineiro priorizou reforços defensivos no início desta janela. Nos últimos dias, porém, o clube anunciou as chegadas do meia Vinícius, ex-Bahia, e o atacante Maicon Bolt, que estava no futebol turco, aumentando assim a sua estatística de 'gols comprados' para esta temporada.

Números dos reforços em 2018: Vinícius (13 gols), Igor Rabello (5), Guga (4), Réver (2), Jair (2) e Maicon Bolt (2). Total: 28 gols. 

7º - VASCO - 21 GOLS

Ribamar
Ribamar é uma das apostas do Vasco (Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br)

Com 91 gols sofridos em 2018, o Vasco priorizou reforços defensivos nesta janela. Dos oito contratados pelo clube, três são laterais e dois atuam como volante. Para a criação e o ataque, chegaram em São Januário apenas os meias Yan Sasse e Bruno César, e o atacante Ribamar. 

Números dos reforços em 2018: Ribamar (6 gols), Yan Sasse (5), Danilo Barcelos (4), Cláudio Winck (3), Lucas Mineiro (1), Raúl Cáceres (1) e Fellipe Bastos (1). Total: 21 gols. 

8º - FLUMINENSE - 18 GOLS

Yony Gonzalez - FECHADO
Yony González é o novo atacante para 2019 (Divulgação/FFC)

Terceiro pior ataque do Brasileirão 2018, o Fluminense tem sido econômico nos reforços ofensivos até o momento. Enquanto ainda aguarda a definição de Paulo Henrique Ganso, o clube tem confirmado para o ataque apenas as chegadas do colombiano Yony González e dos jovens Luis Felipe, ex-Internacional, Mateus Gonçalves, ex-Sport, e Caio Henrique, meia que defendeu o Paraná na última temporada.

Números dos reforços em 2018: Yony González (11 gols), Mateus Gonçalves (5), Bruno Silva (2), Caio Henrique (0), Ezequiel (0), Matheus Ferraz (0) e Agenor (0). Total: 18 gols.

9º - BOTAFOGO - 12 GOLS

Gustavo Ferrareis
Ferrareis é uma das novidades do Bota (Foto: David Nascimento)

Quem também tem sido discreto no mercado até agora é o Botafogo. Nono colocado no último Campeonato Brasileiro, o Glorioso anunciou apenas cinco reforços até o momento, nenhum para o ataque, que perdeu Erik e Brenner no fim do ano. Do quinteto, destaque ofensivo para Ferrareis, meia que fez uma boa Série B pelo Figueirense.

Números dos reforços em 2018: Gustavo Ferrareis (8), Alex Santana (4), Gabriel (0), Alan Santos (0) e Diego Cavalieri (0). Total: 12 gols.

10º - SANTOS - 7 GOLS

Soteldo - Santos
Soteldo é o 1º reforço do Santos para 2019 (Ivan Storti/Santos FC)

Único reforço confirmado no Santos até o momento, Soteldo é responsável por todos os gols 'comprados' pelo Peixe para esta temporada. Vestindo a camisa da Universidad de Chile, o venezuelano marcou sete vezes em 37 partidas vestindo a camisa da La U em 2018.

Números dos reforços em 2018: Yeferson Soteldo (7 gols). Total: 7 gols.

11º - CRUZEIRO - 4 GOLS

Jadson
Jadson é um dos poucos reforços do clube (Cruzeiro)

Enquanto ainda não oficializada a chegada de Rodriguinho, ex-Corinthians, para suprir a saída de Arrascaeta, negociado com o Flamengo, o Cruzeiro aparece mal posicionado no nosso ranking. Com as chegadas apenas do lateral Orejuela e do volante Jadson, o clube ocupa a última posição da lista, ao lado do Grêmio.

Números dos reforços em 2018: Jadson (3 gols) e Orejuela (1). Total: 4 gols.

11º - GRÊMIO - 4 GOLS

Felipe Vizeu sendo apresentado no Grêmio
Vizeu é o grande reforço do Grêmio (Foto: Reprodução/GrêmioTV)

O Grêmio é mais um dos grandes clubes do Brasil que se movimentou pouco nesta janela de transferência. O Tricolor Gaúcho anunciou até o momento apenas quatro novidades para 2019: o goleiro Júlio César, o volante Rômulo, o meia argentino Walter Montoya e o centroavante Felipe Vizeu. Responsável pelos gols, Vizeu, porém, atuou pouco em 2018, realizando apenas 16 partidas somando Flamengo e Udinese, balançando as redes três vezes.

Números dos reforços em 2018: Felipe Vizeu (3 gols), Walter Montoya (1), Rômulo (0) e Júlio César (0).