Real Madrid x Barcelona

Uruguaio foi o cara da partida desta semana (Foto: JAVIER SORIANO / AFP)

LANCE!
28/02/2019
16:04
Madri (ESP)

O maior jogo do futebol espanhol é o momento em que todo jogador de Barcelona e de Real Madrid espera durante toda a temporada para fazer a partida de sua vida. E assim como aconteceu com Suárez nesta semana, muitos jogadores já tiveram esse gosto especial, seja no Bernabéu, seja no Camp Nou.

Por conta disso, após grande atuação do atacante uruguaio novamente contra o Real Madrid, o LANCE! relembra os clássicos em que um jogador teve atuação espetacular e acabou tomando todas as atenções do mundo para si mesmo. Confira!

DIEGO MARADONA - COPA DA LIGA ESPANHOLA - 1983

Maradona - Barcelona
'Dieguito' com a camisa azul-grená (Foto: Reprodução)

Lá nos anos 80, Diego Armando Maradona era o craque do Barcelona. Sempre com sua jogada característica de arranque e dribles curtos, o argentino vestia a camisa 10 e era a referência técnica do time. Alguma coincidência com o que vemos atualmente?

Pois bem, no jogo de ida da final da extinta Copa da Liga da Espanha, contra o Real Madrid, Maradona partiu em velocidade, sem marcação e saiu cara a cara com o goleiro do Real. Com muita calma, driblou o arqueiro e com o gol vazio, teve a audácia e driblar mais um zagueiro, para aí sim anotar um lindo gol no Bernabéu. Naquela final, o Barça levou a melhor e foi o campeão.

ROMÁRIO - CAMPEONATO ESPANHOL 1993/1994

Romário - Barcelona
O Baixinho só não fez chover no Camp Nou (Foto: Reprodução)

Além de desfilar seu faro de gol no futebol brasileiro, Romário também mostrou como se domina a grande área nos gramados espanhóis. Em sua primeira temporada no Barcelona, fazendo parte do histórico 'Dream Team', o Baixinho marcou um hat-trick contra o Real Madrid, na goleada do Barça por 5 a 0 na temporada 1993/1994.

O atacante brasileiro fez de tudo na partida história, que é marcada como símbolo do título catalão daquela edição de La Liga. Com três gols e uma assistência, Romário é reverenciado até os dias de hoje pelos torcedores do Barcelona.

IVAN ZAMORANO - CAMPEONATO ESPANHOL 1994/1995

Ivan Zamorano - Real Madrid
Zamorano em campo pelo Real (Foto: Reprodução/Twitter)

Se o Barcelona aplicou 5 a 0 no Real Madrid na temporada anterior, em 1994/1995 foi a vez do time merengue ir à forra e devolver o placar no Santiago Bernabéu, e com outro sul-americano em destaque, o chileno Ivan Zamorano, que marcou um hat-trick na goleada.

Naquela oportunidade, o atacante marcou três vezes antes do intervalo do primeiro tempo de jogo e deixou a goleada encaminhada para Luis Enrique e Amavisca completarem o placar na etapa final.

ZIDANE - CHAMPIONS LEAGUE - 2002

Zidane - Real Madrid
(Foto: Divulgação/Real Madrid)

Antes de ser um treinador vitorioso no Real Madrid, Zinedine Zidane já vestia camisa do time merengue com sua famosa técnica e habilidade. Na semifinal da Liga dos Campeões da temporada 2001/2002, o time madridista enfrentou o Barcelona para decidir quem iria dar o passo final rumo a finalíssima.

E para sorte do Real Madrid, Zidane estava em um dia inspirado no jogo de ida e com um lindo gol por cobertura em Bonano, que ainda tentou tocar na bola, mas viu ela morrer nas redes. McManus completou o placar de 2 a 0 para o Real no Camp Nou, em uma vitória que não vinha há 19 anos dentro do estádio blaugrana. Naquela edição, o Real foi o vencedor da Liga dos Campeões.

RONALDINHO - CAMPEONATO ESPANHOL - 2005

Show de Ronaldinho contra o Real completa 10 anos (Foto: AFP / Pierre-Philippe MARCOU)
Show de Ronaldinho contra o Real no Bernabéu (Foto: AFP)

O jogo que mudou a visão do mundo sobre o Barcelona. Em 2005, pelo Campeonato Espanhol, Barça e Real se enfrentaram dentro do Santiago Bernabéu e quem esteve presente viu uma das maiores atuações de um monstro chamado Ronaldinho Gaúcho.

Naquele jogo, o Barcelona venceu o Real por 3 a 0, com dois gols antológicos de R10, que foi aplaudido de pé pelos torcedores do Real Madrid que, incrédulos, só poderiam ter a reação de reverenciar o craque brasileiro.

HENRY, MESSI E XAVI COMANDAM GOLEADA  - CAMPEONATO ESPANHOL - 2009

Real Madrid 2 x 6 Barcelona 2009
6 a 2 em pleno Santiago Bernabéu (Foto: Divulgação)

Apesar do bom início do Real Madrid, onde saiu na frente com gol de Gonzalo Higuaín nos primeiros minutos de jogo, o Barcelona resolveu mostrar o futebol bonito característico do time treinado, na época, por Pep Guardiola, e com uma atuação de gala de Xavi, venceu por 6 a 2, em pleno Santiago Bernabéu.

Com dois gols de Thierry Henry, dois de Lionel Messi, um de Puyol e um de Piqué, tudo isso comandado por Xavi, que deu quatro assistências na partida, o Barça deixou o Bernabéu em choque e sem reação após passar como um rolo compressor no time merengue.

VILLA DESTRÓI O REAL - ESPANHOL - 2010

David Villa - Barcelona x Real madrid
Espanhol puxou a goleada no Real (Foto: AFP)

Assim como foi em 2009, novamente o Barcelona não tomou conhecimento do Real Madrid no ano seguinte e aplicou, de novo, uma sonora goleada no maior rival. Dessa vez, a partida foi no Camp Nou e com dois gols de David Villa, o Barça venceu por 5 a 0, e assumiu a liderança de La Liga naquele momento.

O jogo valia a ponta da tabela de classificação e ficou marcado por ser o primeiro encontro de Messi e Cristiano Ronaldo naquele ano, mas David Villa roubou a cena e com dois belos gols, ajudou o clube catalão e aplicar mais um 'sacode' no Real.

CR7 CALA CAMP NOU DUAS VEZES - LA LIGA 2012 E COPA DO REI 2013

Cristiano Ronaldo - Real Madrid em 2012
CR7 destruiu o Barça no Camp Nou (Foto: AFP)

Depois de algumas goleadas do Barcelona, o Real Madrid contou com Cristiano Ronaldo para dar alegrias ao torcedor merengue. Na temporada 2011/2012, CR7 marcou o gol que deu a vitória para o Real dentro do Camp Nou por 2 a 1, o famoso 'Calm Down' e praticamente garantiu o título espanhol merengue daquele ano.

Na temporada seguinte, mas pela Copa do Rei, Cristiano novamente foi decisivo para fazer o Real Madrid avançar para a fase semifinal da competição, quando com dois gols no Camp Nou, eliminou o Barcelona e novamente mandou o 'Calm Down' para os torcedores blaugranas.

NEYMAR BRILHA - CAMPEONATO ESPANHOL 2015 

Barcelona 4x0 Real Madrid - 21/11/2015
Neymar foi destaque da partida em 2015 (Foto: LLUIS GENE / AFP)

Após um período em que o Real Madrid voltou a igualar o confronto, nada como uma goleada para retomar a confiança. Em 2015, pelo Campeonato Espanhol, o Barcelona voltou a golear o maior rival, no Santiago Bernabéu, por 4 a 0, com dois gols de Suárez, um de Neymar, que acabou com o jogo, e um de Iniesta.

Naquela oportunidade, o craque brasileiro, que ainda não havia feito uma grande partida contra o Real Madrid, gastou a bola, marcou um belo gol e deu assistência para o gol de Luis Suárez.

MESSI CALA O BERNABÉU - CAMPEONATO ESPANHOL 2016/2017

Na vitória de 3 a 2 sobre o Real Madrid, Messi chegou ao 500º gol em sua carreira
Craque argentino fez chover em Madri (Foto: OSCAR DEL POZO / AFP)

Na disputa palmo por palmo do título espanhol de 2016/2017, Real Madrid e Barcelona fizeram um jogo nervoso e cheio de alternativas no Santiago Bernabéu em março de 2017, e o Barça levou a melhor. Em tarde inspirada de Messi, o time blaugrana venceu por 3 a 2, nos acréscimos.

O Real abriu o placar, tomou a virada e buscou o empate já nos minutos finais, mas nos acréscimos, a genialidade de Messi novamente apareceu e com um gol marcante, deu a vitória para o Barça e comemorou mostrando sua camisa aos torcedores madridistas no Bernbabéu.