Montagem Marcelo e Coutinho

Brasileiros estão em baixa na Espanha: clássico vai mudar o panorama? (Foto: ARTE LANCE!)

LANCE!
25/02/2019
19:32
Madri (ESP)

Que o 'El Clasico' é um dos jogos com maior apelo do futebol mundial ninguém nega. Além da grandiosidade dos times envolvidos e da representatividade de ambos, o jogo não fica apenas dentro das quatro linhas e pode mudar muita coisa na vida de quem participa e vive a partida.

Nesta semana, o maior clássico da Espanha coloca frente a frente dois dos melhores brasileiros do futebol europeu. Marcelo, pelo lado do Real Madrid, e Philippe Coutinho, pelo lado do Barça, vivem momentos aquém do usual e podem ter no 'El Clasico' do próximo sábado, no Santiago Bernabéu, pelo Campeonato Espanhol, a chance de guinar um novo momento com a camisa merengue e blaugrana, respectivamente.

O LANCE! mostra quais são os principais fatores que fizeram os brasileiros caírem em uma fase não muito boa com as equipes que representam e como reagir a isto.

TITULARIDADE

Philippe Coutinho - Lyon x Barcelona
Coutinho em campo pelo Barça (Foto: AFP)

Com status de craque e reforço de peso, Philippe Coutinho ainda não se pagou com a camisa do Barcelona, e isso dá para notar quando vemos que o brasileiro não joga 90 mintuos desde a partida contra o Girona, pelo Espanhol, em 27 de janeiro. Quando começou como titular desde então, Coutinho sempre foi substituído.

Já Marcelo, por outro lado, começou a temporada como titular inquestionável e dono da lateral-esquerda do Real Madrid. Entretanto, o camisa 12 não manteve o nível de atuação característico das últimas temporadas e com atuações bem abaixo do normal, viu seu posto na lateral ser tomado por Reguillón, jovem da base que conquistou a titularidade nas últimas partidas do Real.

CRÍTICAS DA IMPRENSA

Marcelo - Barcelona x Real Madrid
Brasileiro foi sacado do time titular do Real (Foto: AFP)

Tido como um dos principais símbolos da 'Era Vitoriosa' do Real Madrid, Marcelo viu a imprensa espanhola cair em cima com inúmeras críticas por conta de suas atuações, chegando até a questionar sua qualidade e mencionando seu porte físico, afirmando que o lateral estaria acima do peso.

Do outro lado do clássico, Coutinho foi colocado como 'um dos problemas que Lionel Messi não consegue resolver no Barcelona', pela imprensa espanhola. O jornal 'El Cofidencial' atestou que o clube catalão não está feliz com suas atuações e que o brasileiro é comparado a Arda Turan, que chegou como estrela e fracassou no Camp Nou.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS

Philippe Coutinho
Coutinho comemora gol pelo Barça (Foto: AFP)

Apesar de não estarem em uma fase tão excepcional quanto de costume e que o fizeram vestir duas das maiores camisas do mundo, Phillipe Coutinho e Marcelo ainda estão prestigiados no mercado de transferências do futebol europeu. 

De acordo com várias informações da imprensa espanhola e italiana, a Juventus tem interesse na contratação do lateral-esquerdo brasileiro, muito por influência de Cristiano Ronaldo. Do outro, Coutinho interessa ao Chelsea para ser um possível substituto de Eden Hazard, segundo a imprensa inglesa.

OUTROS BRASILEIROS EM DESTAQUE

Vinicius Junior - Atletico de Madrid X Real Madrid
Vinicius Junior é destaque no Real Madrid (Foto: AFP)

Assim como Philippe Coutinho e Marcelo já tiveram seu protagonismo com a camisa blaugrana e merengue, outros jogadores brasileiros começam a ganhar mais espaço nos times titulares de Barcelona e Real Madrid, respectivamente, nesta temporada.

Do lado azul-grená, Arthur é tido como uma joia tanto pelo clube, quanto pelo treinador e pela imprensa catalã. Alvo de muitos elogios, o ex-Grêmio é comparado a Xavi e Iniesta, mas está lesionado. Já em Madri, Vinicius Junior chegou com moral e vem sendo um dos melhores jogadores do Real no Campeonato Espanhol. 

RETROSPECTO RUIM

Marcelo Instagram
Marcelo responde torcedor (Foto: Reprodução/Instagram)

O início de temporada do Real Madrid não foi um dos melhores. Com muitas derrotas em casa e atuações ruins, Marcelo foi colocado como um dos alvos da fase tenebrosa do time merengue e, mesmo sendo um dos mais experientes do time, foi sacado da equipe titular.

Por conta disso, Reguillón assumiu a posição e coincidentemente, o Real Madrid engatou uma sequência de bons resultados e subiu na tabela, alcançando a vice-liderança do Campeonato Espanhol. E ao ser marcado no Instagram por um perfil de torcedores com a comparação com o companheiro de equipe, Marcelo respondeu com ironia afirmando: 'Tudo culpa minha'.

O QUE FAZER PARA MELHORAR?

Philippe Coutinho (Barcelona) - O meia da Seleção Brasileira iniciou a partida no banco de reservas e entrou após o intervalo. Em boa participação, recebeu de Suárez para fazer um dos gols da partida, e o seu primeiro com a camisa do Barcelona.
Coutinho comemora gol pelo Barça (Foto: JOSE JORDAN / AFP)

Assim como a imprensa espanhola afirmou, o que falta para Philippe Coutinho é mostrar o mesmo futebol que mostrou com a camisa do Liverpool. Ganhar minutos, regularidade e confiança para tomar conta da posição e ser incontestável. Por isso, uma chance de ouro é o clássico do próximo sábado.

Já para Marcelo, é entender que uma fase ruim é normal para qualquer jogador de futebol, e por conta disso, demonstrar força e qualidade, como é de praxe, será uma oportunidade interessante caso seja escolhido como o lateral-esquerdo titular no Santiago Bernabéu.