Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Em meio a Euro, jovens do mundo todo mostram que o futebol é muito mais que uma competição

Ao mesmo tempo em que ocorria a semifinal da Eurocopa, festival mostrava o poder do futebol na transformação social e no desenvolvimento humano.

Festival em Lyon reuniu jovens e adolescentes do mundo todo (Foto: Reprodução/Facebook)
Escrito por

Ao mesmo tempo em que as seleções de Portugal e País de Gales se enfrentavam pela semifinal da Eurocopa, em Lyon, com os portugueses garantindo a vaga na final com vitória por 2 a 0, adolescentes e jovens do mundo todo se reuniram para mostrar o poder do futebol na transformação social e no desenvolvimento humano. Tudo por conta do streetfootballworld Festival 2016, que também aconteceu na cidade francesa e chegou ao fim nesta quarta-feira, reunindo mais de cem delegações de 70 países.

Foram cerca de 400 meninas e meninos de organizações sociais dos cinco continentes, todos reunidos por vários dias de intercâmbios multiculturais que utilizam o futebol para abordar temas de direitos humanos e conscientização coletiva.

O Festival contempla a prática socioesportiva do esporte utilizando a metodologia do Futebol 3, que prevê o uso do futebol como instrumento de transformação em três tempos: no primeiro, os jogadores conversam e definem as regras da partida; no segundo, é o jogo em si; e no terceiro, voltam a se reunir para uma roda de discussão sobre o que aconteceu em campo. É nesse momento que se trabalham as diferenças, expectativas e sentimentos dos participantes.

- Todos os momentos aqui foram inesquecíveis e muito enriquecedores para todos os participantes. É gratificante poder viajar, trocar experiências e estar aqui durante a Eurocopa para mostrar que outro futebol é possível - afirma Kaliandra Wegener, do Rio Grande do Sul.

- Reunir meninas e meninos de todas as partes do mundo é o ápice da nossa organização, da nossa rede. É um momento de muita emoção e crescimento! As ONGs brasileiras que estão aqui têm aproveitado muito a oportunidade, ainda mais hoje – dia de semifinal da Eurocopa - afirma Mirella Domenich, gerente-geral da ONG streetfootbalworld Brasil.