Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Evento discute a gestão das categorias de base no Brasil

Novo encontro do Footlink conta com a presença de diretores das categorias de base de grandes clubes brasileiros

Divulgação
Escrito por

Um evento realizado nesta segunda-feira, às 18h30, em Botafogo, no Rio de Janeiro, discutirá a gestão das categorias de base no futebol brasileiro. O Footlink contará com as presenças de Marcelo Teixeira, diretor do Fluminense, Manoel Renha, coordenador das categorias de base do Botafogo, Eduardo Freeland, gestor das categorias de base do Cruzeiro, e Felipe Ximenes, diretor executivo com passagens pela dupla Fla-Flu, mas atualmente sem clube.

Paulo Angioni, executivo de futebol responsável pelo encontro, falou sobre a expectativa e a importância de se debater o tema.

- A gestão em Categorias de base é um dos temas mais interessantes e importantes para discutirmos. Isso porque o futebol brasileiro tem muitos altos e baixos. Durante muitos anos o trabalho nas divisões de base era muito significativo para nós, mas em um dado momento, com a saída de bons jogadores brasileiros para o exterior, houve uma ideia de que nós estávamos precisando de jogadores renomados, de grandes craques consagrados. Com isso, houve um aumento substancial nas receitas do futebol para a vinda desses jogadores brasileiros do exterior para cá.

Segundo Paulo, a vinda de jogadores sul-americanos para o Brasil tem sido um dos fatores que atrapalham o desenvolvimento de jovens promissores.

- Todas essas coisas deixaram o trabalho na base para trás, culminando agora mais recentemente com a entrada no futebol brasileiro de jogadores de países que não tinham tanto conceito no Brasil. Mas como os clubes precisavam contratar em determinadas posições, passou-se a recorrer a estes mercados, deixando mais uma vez as divisões de base de lado. Mas hoje retomamos este caminho - disse.

Essa será a 22ª edição do Footlink, que conta com presenças de profissionais renomados de várias áreas do esporte. Em média, o evento tem a participação de 150 pessoas.