Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Escapou! Botafogo vence em casa e evita rebaixamento no Paulistão

Time de Ribeirão bateu o Capivariano, por 2 a 0 e ficou na A1. Água Santa, Mogi Mirim e XV de Piracicaba se complicaram na rodada final e foram rebaixados à segunda divisão

Vitória sobre o Capivariano deu alívio e permanência na A1 ao Botafogo (Foto: Thiago Calil/Lancepress!)
Escrito por

Restavam apenas três vagas na zona de rebaixamento do Campeonato Paulista. Após a rodada final, disputada na tarde deste domingo, XV de Piracicaba, Mogi Mirim e Água Santa se juntaram a Rio Claro, Capivariano e Oeste para a disputa da segunda divisão estadual em 2017. Enquanto isso, o Botafogo, que começou a jornada final em baixa, venceu em casa e escapou.

O time de Ribeirão Preto bateu o Capivariano, por 2 a 0, no estádio Santa Cruz,  chegou aos 19 pontos e, pela classificação geral, terminou em 13º lugar. Havia começado a rodada em 15º. Alemão e Samuel Santos marcaram os gols. 

Situação parecida vivenciaram Ferroviária e Linense, que empataram sem gols no Gilbertão, em Lins, e escaparam juntos do rebaixamento à A2. Ambos tinham chances de cair, mas já haviam começado a rodada fora da zona incômoda na classificação geral. 

Um ano após subir, o Água Santa não conseguiu segurar o São Bernardo em Diadema, perdeu por 1 a 0, e voltará à segunda divisão paulista no ano que vem. Curioso é que no Grupo D, a equipe terminou na terceira colocação. 

O Mogi Mirim tinha uma missão difícil e não conseguiu escapar do rebaixamento. Precisava vencer o Palmeiras e torcer por uma combinação de resultados para escapar. O problema é que o Verdão também precisava da vitórias para chegar ao mata-mata. O Sapão perdeu por 2 a 1. 

Enquanto isso, o XV de Piracicaba enfrentou o já rebaixado Oeste e, mesmo assim, não conseguiu vencer. O empate em 1 a 1 rebaixou a equipe. Os quatro grandes do estado se classificaram. Corinthians e Santos nas duas primeiras posições, Palmeiras em quarto e São Paulo em oitavo. O Tricolor Paulista perdeu para o São Bento, que se classificou em terceiro lugar às quartas de final.

Osasco Audax, São Bernardo e Red Bull Brasil ficaram com as outras vagas. A Ponte Preta, que tinha chances de classificação, venceu o Rio Claro fora de casa, mas não conseguiu passar de fase mesmo assim, justamente pela vitória do Bernô. O acirrado grupo 2 terminou com uma diferença de três pontos entre o líder e o último colocado: Palmeiras com 24, São Bernardo com 23, Ponte Preta e Ituano com 22 e Novorizontino com 21, na lanterna da chave.