Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

CBF anuncia Série D com mais clubes: 48 times disputarão o torneio

Com a medida, a entidade deseja "integrar cada vez mais clubes ao calendário anual das competições"

CBF, que tem sede no Rio de Janeiro anunciou a decisão nesta terça-feira (Foto: arquivo LANCE!)
Escrito por

Com o objetivo de tornar a Série D do Campeonato Brasileiro ainda mais nacional, a Confederação Brasileira de Futebol anunciou que mais oito clubes foram incorporados ao torneio deste ano. Assim, a Série D em 2016 será disputada por 48 times.

Em nota oficial divulgada nesta terça-feira, a CBF explicou que, para a distribuição das oito vagas criadas, levou-se em consideração o Ranking Nacional das Federações de 2016.

Com a novidade, o sistema de disputa será alterado para 12 grupos de quatro clubes cada, com jogos de ida e volta dentro do grupo. Classificam-se para a segunda fase os dois primeiros de cada grupo e os oito melhores terceiros colocados, totalizando 32 clubes. A partir da segunda fase, a competição será disputada através do sistema mata-mata até a sua conclusão.

- A CBF acredita que, com esta modificação, está estimulando o surgimento
de novos talentos, garantindo emprego e renda para os que trabalham com o futebol e movimentando a torcida local, que poderá acompanhar seus times preferidos e vibrar com seus jogadores - afirma a CBF em carta divulgada em seu site e assinada por Manoel Flores, diretor de competições da entidade.