A CBF decidiu afastar os árbitros principais e de vídeo envolvidos nas partidas entre São Paulo x Palmeiras e Bragantino x Grêmio. Os jogos da 27° rodada do Campeonato Brasileiro foram marcados por muitas polêmicas e reclamações das equipes.
O comunicado foi divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol no final da noite deste domingo (5). Em Bragantino x Grêmio, o árbitro principal era Lucas Casagrande, e o comandante do VAR foi Gilberto Rodrigues Castro Junior. O time de Bragança Paulista venceu por 1 a 0 com gol de pênalti polêmico no final e uma expulsão de Kanneman muito contestada entre os gremistas.
➡️Neymar debocha de arbitragem de Ramon Abatti em São Paulo x Palmeiras
Já no clássico entre São Paulo e Palmeiras, Ramon Abatti Abel foi o árbitro de campo, enquanto Ilbert Estevam da Silva comandou a cabine do VAR. O Verdão venceu por 3 a 2, e os são paulinos reclamaram muito de um vermelho para Andreas Pereira e um possível pênalti em Gonzalo Tapia.
Comunicado da CBF
"A Comissão de Arbitragem da CBF informa que os árbitros centrais e de vídeo (VAR) das partidas Red Bull Bragantino x Grêmio e São Paulo x Palmeiras serão condicionados a treinamento, aprimoramento e avaliação interna, para posterior retorno às atividades"
Polêmicas de São Paulo x Palmeiras
Rui Costa e Carlos Belmonte se manifestaram após a derrota do São Paulo por 3 a 2 contra o Palmeiras, em clássico disputado no Morumbis. Os dirigentes falaram no lugar dos jogadores em zona mista por conta das polêmicas envolvendo arbitragem. Ramon Abatti Abel foi o juiz da partida.
As polêmicas circularam em cima de dois lances. O primeiro foi uma penalidade não marcada em cima do Gonzalo Tapia após Allan derrubar o jogador na área. A segunda quanto a ausência de um cartão para Andreas Pereira após uma dura entrada em Marcos Antonio.
O lance que diz respeito a suposta penalidade, inclusive, surgiu em um momento no qual o Tricolor estava com uma vantagem de 2 a 0. Uma boa parte da revolta do Tricolor foi quanto a ausência da consulta da arbitragem de vídeo em São Paulo x Palmeiras.
Polêmicas em Bragantino x Grêmio
O técnico Mano Menezes não concedeu entrevista coletiva após a derrota do Grêmio por 1 a 0 para o Red Bull Bragantino, neste sábado (4), em Bragança Paulista. Sem explicação oficial do clube, coube ao diretor de futebol, Guto Peixoto, falar após o jogo e manifestar indignação com a arbitragem de Lucas Casagrande.
➡️ Siga o Lance! Fora de Campo no WhatsApp e saiba o que rola fora das 4 linhas
O dirigente afirmou que o clube se sentiu prejudicado em dois lances principais: a expulsão de Kannemann, aos 42 minutos do primeiro tempo, por suposta agressão a Pedro Henrique, e o pênalti marcado já nos acréscimos, quando a bola tocou no braço de Marlon dentro da área. A decisão foi confirmada após revisão do VAR.