Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Bahia em dose dupla: Tricolor atuará pelo Estadual e Copa do Nordeste

Duelo contra o Galícia,  pelo Baiano, contará com o time principal. Já contra o Juazeirense, pela 'Lampions League', equipe Sub-20 representará o clube em Petrolina

     Doriva já viveu experiência como atleta Ele comandará o time principal nesta quarta (Foto: Divulgação/Bahia)
Escrito por

A sempre fiel torcida do Bahia terá duas chances de acompanhar o Tricolor nesta quarta-feira. A partir das 19h30, o time principal pegará o Galícia, na Arena Fonte Nova, pelo Campeonato Baiano. Já às 21h45, a equipe sub-20 entrará em campo contra o Juazeirense, no Paulo de Souza Coelho, em Petrolina (PE), pela Copa do Nordeste. Isso mesmo: o Bahia entrará em campo duas vezes no mesmo dia.

Os dois jogos de um mesmo time em um único dia, algo que não é inédito em solo brasileiro – veja abaixo –, estão no horizonte tricolor desde o dia 16 de fevereiro, quando a Federação Bahiana de Futebol (FBF) remarcou o duelo contra o Galícia. O jogo aconteceria no dia 27 do mês passado, mas, no mesmo dia, o Bahia enfrentou o Orlando City (EUA), em amistoso realizado em solo norte-americano. De acordo com a FBF, o Bahia afirmou que teria condições de dividir seu elenco para as duas partidas na mesma data.

– Experiência nova como treinador. Tinha vivido como atleta, na época do São Paulo. Houve dois jogos no mesmo dia. Os jogos foram no mesmo local, em horários diferentes – disse o técnico Doriva, se referindo aos dois jogos do Tricolor paulista em um mesmo dia (veja abaixo), em coletiva.

Com 100% de aproveitamento nas duas competições, o Bahia atuará com o time principal no Estadual por conta da possibilidade de enfrentar o rival Vitória, no domingo, já classificado às semifinais.

O atacante Hernane, com oito gols em seis jogos neste início de temporada, teve lesão constatada no joelho esquerdo e está fora dos gramados por três meses. Quem também desfalca o time principal é o atacante Luisinho, vetado por conta de uma entorse no tornozelo esquerdo. Ele passou a ser dúvida para o Ba-Vi.

Já a equipe sub-20, comandada por Aroldo Moreira, tem a responsabilidade de manter o Tricolor apenas com vitórias na "Lampions League", competição em que o Bahia já está classificado às quartas de final.

O zagueiro Éder, promovido ao elenco principal neste ano, destacou a importância de o Tricolor seguir apenas com vitórias neste início de temporada.

– Vou torcer muito. Até porque os 100% são uma coisa que a gente não se ilude muito, mas deixa o clima mais agradável para trabalhar. No dia a dia, a gente está sempre trabalhando com um sorriso no rosto. Espero que, tanto mais cedo quanto mais tarde, todos consigamos o triunfo e a gente continue com esses 100% – disse o defensor, titular do Bahia "A" para o duelo contra o Galícia, em coletiva.

BAHIA NÃO SERÁ O PRIMEIRO A SE 'DIVIDIR'

TRÊS VEZES GRÊMIO!

O fato de também disputar Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Conmebol e Supercopa fez com que três jogos do Grêmio pelo Gauchão de 1994 – disputado entre março e dezembro daquele ano – fosse adiados.  E remarcados para o mesmo dia! O Olímpico recebeu três partidas sem sequência do Tricolor em 11 de dezembro, das 14h até as 20h. Foram duas vitórias, contra Santa Cruz-RS e Brasil de Pelotas, e um empate, diante do Aimoré. Ao todo, 42 jogadores concentraram para os duelos. Felipão se "poupou", comandando o time somente em um, contra o Xavante. Apenas 247 pessoas pagaram ingressos para a maratona. O público, no total, foi de 758.

VOZÃO EM DOSE DUPLA

O Ceará enfrentou Boa Viagem, pelo Estadual, e o Fluminense de Feira de Santana, em 21 de fevereiro de 2003. Situação idêntica a que será vivenciada pelo Tricolor nesta quarta, já que também foram jogos em locais diferentes. O Vozão, que não teria bom desempenho nas duas competições, foi derrotado pelo mesmo placar em ambos os jogos: 2 a 0.

SÃO PAULO DUAS VEZES

Em 11 de novembro de 1994, o São Paulo enfrentou o Sporting Cristal (PER) e o Grêmio pela Conmebol e o Brasileirão, respectivamente, no Morumbi. O ex-meia Juninho Paulista foi o único a atuar nos dois jogos. Doriva, hoje treinador do Bahia, esteve em campo no duelo contra o Tricolor gaúcho. Foram dois triunfos do São Paulo. Ambos por 3 a 1.