Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Fifa encerra caso entre Neymar e Barcelona; justiça espanhola julgará

Jogador cobra cerca de 162 milhões de reais relativo a primeira renovação de contrato

Neymar foi para o PSG na janela de verão (Foto: FRANCK FIFE / AFP)
Escrito por

A briga judicial entre Neymar e Barcelona ganhou novos capítulos nesta terça-feira. Depois da rádio catalã, "Cadena Ser", afirmar que a Fifa rejeitou a denúncia do atacante contra o clube, a assessoria do jogador confirmou que, na verdade, a entidade encerrou o caso sem julgá-lo e agora o brasileiro "segue pleiteando o integral pagamento dos valores devidos".

"Cumpre esclarecer que ao contrário do divulgado pela imprensa, não houve qualquer julgamento de mérito pela FIFA no caso envolvendo o atleta Neymar Jr. e o F.C. Barcelona, mas tão somente o já esperado encerramento do caso em face da ação ajuizada pelo atleta perante a justiça espanhola. Assim, o atleta Neymar Jr. segue pleiteando o integral pagamento dos valores devidos pelo F.C. Barcelona pela assinatura do seu contrato de trabalho em 2016".

A disputa é em relação a uma cobrança financeira. O brasileiro cobra dos catalães 43 milhões de euros (cerca de 174 milhões de reais) relativo à primeira renovação com a equipe, que tem o dinheiro retido. Neymar entrou com uma ação contra o clube e, como não podem existir duas ações sobre o mesmo assunto em duas jurisdições diferentes, a Fifa passou o caso para a justiça espanhola.

Uma vitória do Barcelona pode trazer novos capítulos a este litígio entre o jogador e o clube. De acordo com a imprensa espanhola, o Barça cogita cobrar do atacante 75 milhões de euros (cerca de 304 milhões de reais) por ele não cumprir o contrato.

O astro brasileiro deixou a Catalunha rumo ao PSG no meio do ano passado após o pagamento da multa de 222 milhões de euros (mais de R$ 900 mi na cotação atual). Neymar tinha renovado contrato com o Barcelona em outubro de 2016, meses antes de sair do clube.

O PSG de Neymar entra em campo, nesta quarta-feira, contra o poderoso Real Madrid, no Santiago Bernabéu, pelas oitavas de finais da Champions League.

*Nota atualizada no dia 13/02, às 16h05