Todos os jogos desta quinta e sexta-feira da Uefa Women's Euro (Eurocopa feminina) cumprirão um minuto de silêncio em memória de Diogo Jota e do seu irmão André Silva. Ambos faleceram em um acidente de carro nesta quinta-feira (3), na província de Zamora, no noroeste da Espanha.
Segundo a imprensa local, o acidente ocorreu durante uma tentativa de ultrapassagem. Um dos pneus do veículo estourou, de modo que fez o automóvel sair da pista e pegar fogo. As imagens foram compartilhadas nas redes sociais.
➡️ Diogo ‘Jota’ não era o nome real do jogador; entenda o apelido
- Há apenas três semanas, tive a honra de entregar uma medalha a Diogo Jota após a final da UEFA Nations League – um momento de alegria, orgulho e celebração que ficará para sempre gravado na memória com tristeza. A sua paixão, energia e espírito em campo inspiravam todos os que o rodeavam. É devastador pensar que uma vida tão cheia de alegria e potencial tenha sido levada demasiado cedo. Descansa em paz, querido Diogo. Não serás esquecido - lamentou o presidente da UEFA, Aleksander Čeferin.
➡️ Torcedores pedem que número da camisa de Diogo Jota no Liverpool seja aposentado
Legado e carreira de Diogo Jota
Nascido em 1996, Diogo Jota caminhou pela primeira vez no futebol profissional pelo Paços de Ferreira, equipe do segundo escalão português. O salto inicial da carreira foi a aquisição realizada pelo Atlético de Madrid, em 2016, por 7 milhões de euros.
A passagem, contudo, não teve reflexo em campo. Em dois anos de vínculo com os espanhóis, o atacante não atuou pelo clube, sendo emprestado para Porto e Wolverhampton. Jota foi protagonista na campanha do acesso dos Wolves à Premier League, o que garantiu um contrato em definitivo ao jogador no ano seguinte. Foram mais duas temporadas como titular na equipe até ser transferido ao Liverpool, campeão inglês à época, por 45 milhões de libras.
➡️ Quem era Diogo Jota, atacante do Liverpool e de Portugal que faleceu aos 28 anos?
Os Reds receberam o português de 23 anos em relação que não poderia ter sido mais vitoriosa. O atacante foi peça-chave de três títulos: a Premier League (2024–25), a Copa da Inglaterra (2021–22) e a Copa da Liga Inglesa (2021–22). Em números individuais, foram 182 partidas disputadas, com 65 gols e deu 26 assistências.
Na seleção portuguesa, Jota esteve presente nos dois títulos de Nations League, sendo o último no mês passado. Ele marcou 14 vezes em 47 jogos pelas Quinas.