Mundialmente conhecido como Diogo Jota, o jogador escolheu este apelido para se diferenciar dos demais jogadores. O último nome de Diogo José Teixeira da Silva, é muito comum em Portugal, onde nasceu o jogador. Sendo assim, o atleta decidiu usar o "Jota", para representar seu segundo nome que, abreviado, teria a mesma pronúncia: Diogo J.
➡️ Torcedores pedem que número da camisa de Diogo Jota no Liverpool seja aposentado
O acidente que levou Diogo Jota e seu irmão
Diogo Jota, jogador do Liverpool e de Portugal, e seu irmão, o atacante André Silva, do Penafiel, morreram em um acidente de carro nesta quinta-feira (3) na província de Zamora, no noroeste da Espanha.
Segundo a imprensa local, o acidente ocorreu durante uma tentativa de ultrapassagem. Um dos pneus do veículo estourou, de modo que fez o automóvel sair da pista e pegar fogo.
A tragédia ocorre apenas 10 dias após o casamento de Diogo Jota com Rute Cardoso, realizado no dia 22 de junho. O casal tinha três filhos: Denis (nascido em 2021), Duarte (2023) e uma filha nascida em 2024, cujo nome não foi divulgado.
Seu legado e carreira
➡️ Quem era Diogo Jota, atacante do Liverpool e de Portugal que faleceu aos 28 anos?
Nascido em 1996, Diogo Jota caminhou pela primeira vez no futebol profissional pelo Paços de Ferreira, equipe do segundo escalão português. O salto inicial da carreira foi a aquisição realizada pelo Atlético de Madrid, em 2016, por 7 milhões de euros.
A passagem, contudo, não teve reflexo em campo. Em dois anos de vínculo com os espanhóis, o atacante não atuou pelo clube, sendo emprestado para Porto e Wolverhampton. Jota foi protagonista na campanha do acesso dos Wolves à Premier League, o que garantiu um contrato em definitivo ao jogador no ano seguinte. Foram mais duas temporadas como titular na equipe até ser transferido ao Liverpool, campeão inglês à época, por 45 milhões de libras.
Os Reds receberam o português de 23 anos em relação que não poderia ter sido mais vitoriosa. O atacante foi peça-chave de três títulos: a Premier League (2024–25), a Copa da Inglaterra (2021–22) e a Copa da Liga Inglesa (2021–22). Em números individuais, foram 182 partidas disputadas, com 65 gols e deu 26 assistências.
Na seleção portuguesa, Jota esteve presente nos dois títulos de Nations League, sendo o último no mês passado. Ele marcou 14 vezes em 47 jogos pelas Quinas.