O atacante Cristiano Ronaldo, do Al-Nassr, pode ficar de fora das partidas iniciais de Portugal na Copa do Mundo de 2026, a ser realizada nos Estados Unidos. Isso porque o craque recebeu um cartão vermelho após cotovelada no duelo contra a Irlanda, válido pelas Eliminatórias, na última quinta-feira (13) e já está fora da próxima partida. A pena para casos de agressão, contudo, é de ao menos três jogos.
A decisão sobre a pena será tomada pelo Comitê Disciplinar da Fifa. Caso receba mais de um jogo de suspensão, o português perderá os primeiros duelos na maior competição do futebol, visto que Portugal tem somente mais um confronto a ser disputado nas Eliminatórias.
— Jogadores e oficiais serão suspensos por pelo menos três partidas ou um período de tempo apropriado para agressão, incluindo usar o cotovelo, socos, chutes, mordidas, cuspir ou atingir um adversário ou uma pessoa que não seja um árbitro da partida — Art. 14 do capítulo 2 do Código Disciplinar da Fifa.
Se a seleção de Cristiano Ronaldo vencer o jogo contra a Armênia, no próximo domingo (16), garante a vaga para a Copa do Mundo. Caso termine em empate, a classificação pode ser definida por uma combinação de outros resultados – incluindo um cenário de repescagem. Neste caso, o ídolo também poderia ficar de fora, caso a suspensão seja aumentada.
🔴 Cristiano Ronaldo foi expulso após agressão
Cristiano Ronaldo teve uma noite frustrante na última quinta-feira (13) com a derrota de Portugal para a Irlanda, por 2 a 0, pelas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2026. O capitão português foi expulso por uma agressão aos 16 minutos do segundo tempo, quando desferiu uma cotovelada no zagueiro O'Shea.
Inicialmente, o árbitro da partida havia dado apenas um cartão amarelo, mas corrigiu a punição após uma análise do VAR. Com isso, Cristiano Ronaldo desfalca Portugal na última rodada das Eliminatórias contra a Armênia, no domingo (16), às 11h (de Brasília).
Após a expulsão, Cristiano Ronaldo deixou o campo revoltado e aplaudiu a decisão da arbitragem de forma irônica. É possível que essa tenha sido a última imagem do camisa sete em um jogo de Eliminatórias para a Copa do Mundo por Portugal.
Dessa forma, Cristiano Ronaldo não terá chance de ampliar sua marca de 37 gols marcados em Qualificatórias para Mundiais neste ano. O atacante é o maior artilheiro da história de Eliminatórias e busca chegar no milésimo gol.