eSports

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

No Rio, evento leva games de exercícios mentais a sete mil alunos

Ação inaugura o circuito Jogos Colaborativos 2017 na Escola SESI em todo Estado<br>

Jogos Colaborativos trazem partidas multijogador (Foto: Joana Mineiro / Divulgação)
Escrito por

Visando competitividade e com intuito educacional, os Jogos Colaborativos 2017 têm agitado o Estado do Rio de Janeiro. Ao todo, mais de oito mil alunos farão parte de um circuito que unificará 12 escolas fluminenses, com a atividade chamada "Corrida das Cores", onde os alunos formam times de até oito competidores para colaborarem entre si - e vencer os desafios do superpoderoso chefão que serão colocados à sua frente.

A premissa do trabalho - em especial em uma rede de escolas que preza pela visão construtivista – é trazer um conceito cidadão para o jogo e sua função de integração na competição. É o diferencial de inovação unido ao conceito da Escola, segundo relata o Diretor de Operações do Sistema Firjan, Alexandre dos Reis.

- A educação e os jogos devem andar lado a lado. Ao longo dos últimos anos a metodologia SESIeduca traz uma abordagem inovadora, centrada nos alunos e focada na construção do seu conhecimento e na busca pelo desenvolvimento da sua autonomia. Usar os jogos só vem a corroborar essas premissas - disse.

A atividade foi idealizada pela GF Corp, empresa parceira do Sistema Firjan na ação, e especializada no uso dos jogos eletrônicos enquanto ferramenta de desenvolvimento humano.

- Enquanto nosso orientador faz o papel de 'chefão', controlando a fase e os elementos de cenário - como bombas, trovões e outras armadilhas - ele cria um cenário que força os alunos a colaborarem para conseguir vencer. Os jovens terão de competir contra nossos orientadores, mas terão de colaborar entre si, em times de até oito componentes - relata Márcio Matheus, Diretor Comercial da GF Corp.