Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Vida pode ser punido pela Fifa após vídeo polêmico com suposta ofensa

Zagueiro croata aparece em vídeo, após vitória, dizendo slogan de grupo nacionalista anti-russo ucraniano. Russos se irritam e passam a madrugada entoando gritos anti-croatas

Vida foi autor de gol croata na prorrogação. Croácia eliminou a Rússia da Copa do Mundo, neste sábado, nos pênaltis (Foto: AFP)
Escrito por

O zagueiro Vida foi protagonista dentro e fora de campo na vitória da Croácia sobre a Rússia, que classificou a seleção croata, nos pênaltis, para as semifinais da Copa, neste sábado. Dentro de campo, o zagueiro foi autor do segundo gol da Croácia na prorrogação. Fora de campo, se envolveu em polêmica após aparecer em vídeo, logo depois da partida, dizendo "Glória a Ucrânia", tendo em vista que os dizeres fazem menção a um slogan de um grupo nacionalista anti-russo ucraniano. O zagueiro disse que tudo não se passou de uma brincadeira.

O vídeo gerou algumas confusões na madrugada deste domingo. Os russos não gostaram do que seria uma suposta provocação e entoaram nas ruas de Moscou gritos anti-croatas. Vida jogou por cinco anos na Ucrânia, defendendo as cores do Dynamo de Kiev, antes de se transferir para a Turquia, onde, atualmente, joga pelo Besiktas.

- Essa vitória é para a Croácia. Não tem política. Eu tenho amigos na Ucrânia desde meus tempos no Dynamo de Kiev. Eu não quis dizer nada, é apenas uma brincadeira. Eu gosto dos russos, é só uma brincadeira - disse o zagueiro ao sports.ru

Ao lado de Vida, no vídeo, está o ex-jogador da seleção croata Ognjen Vukojević, que há quatro anos se aposentou da Croácia. O ex-volante é olheiro do Dynamo de Kiev e diz que "essa vitória é para o Dynamo de Kiev e para toda a Ucrânia".

O estatuto da Fifa proibe a discriminação no campo político. Entretanto, é provável que Vida não tenha uma punição, tendo em vista que seus dizeres são passíveis de diversas interpretações. A tendência é que o jogador pague apenas uma multa.

A Croácia fez uma partida emocionante contra a Rússia. A partida foi para a prorrogação, após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar. Na prorrogação, Vida abriu o placar e Mário Fernandes empatou. Nas penalidades, a Croácia converteu quatro cobranças e se classificou para a próxima fase, onde enfrenta a Inglaterra, nesta quarta-feira, às 15h, em Moscou.