Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Tshabalala, ‘Waka Waka’… Abertura da 1ª Copa na África faz oito anos

África do Sul e México jogaram em 11 de junho de 2010, dia em que a Copa do Mundo começou com mais de 84 mil pessoas em festa no Soccer City, em Joanesburgo

Fifa.com
Escrito por

Sob o ensurdecedor som das vuvuzelas e após o "Waka Waka" (música tema que foi um sucesso) da cantora colombiana Shakira em festa no dia anterior, África do Sul e México abriram a primeira Copa do Mundo em território africano, há exatos oito anos, em 11 de junho de 2010, em Joanesburgo.

Uma multidão de 84.490 torcedores lotou o Soccer City, o centro do mundo naquela tarde. Nem a ausência do líder Nelson Mandela, doente na época e falecido três anos depois, em 2013, reduziu o clima de êxtase no estádio - Mandela não foi ao jogo por conta da morte trágica recente de sua bisneta, em acidente de carro. O mundial que celebrou a igualdade começou, curiosamente, empatado: 1 a 1.

Tshabalala, símbolo local e um dos principais nomes da seleção da casa, comandada pelo brasileiro Carlos Alberto Parreira, abriu o placar aos dez minutos do segundo tempo, após uma primeira etapa bem mais morna do que a quente festa dos sul-africanos na arquibancada e nas ruas de Joanesburgo. A euforia que aumentou com a Jabulani na rede foi contida aos 34, quando o ídolo mexicano Rafa Márquez igualou a primeira partida da Copa de 2010.


A África do Sul, que não se qualificou para as Copas de 2014 e 2018, teve participação decepcionante no Mundial em casa e acabou sendo eliminada na primeira fase, com quatro pontos, mesma pontuação da França, que também voltou cedo para casa. Foi a primeira e única vez que o time da casa se despediu tão cedo da competição. Uruguai e México avançaram.

O Brasil, do técnico Dunga, caiu nas quartas de final, com derrota por 2 a 1 para a Holanda, que foi até a final encarar a Espanha. Os espanhóis conquistaram sua primeira Copa do Mundo no período mais glorioso da história da Fúria.