Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Sérvia
Bandeira da Sérvia
1
2
Bandeira da Suíça
Suíça

Shaqiri e paciência: como a Suíça conquistou a primeira virada da Copa

Sob o comando do veloz atacante, os suíços bateram a Sérvia por 2 a 1, em Kaliningrado, e agora dependem apenas de empate com a eliminada Costa Rica para avançar

AFP
Escrito por

Foi um jogo equilibrado, mas graças a Shaqiri e aos erros de conclusão dos sérvios, a Suíça foi autora da primeira vitória de virada desta edição da Copa do Mundo. O gol do triunfo por 2 a 1 saiu aos 44 minutos do segundo tempo, em Kalinigrado, nesta sexta-feira. O resultado deixou a Seleção Brasileira na liderança do Grupo pelo saldo de gols (2 a 1 na disputa com a Suíça). Os comandados de Tite jogarão pelo empate com a Sérvia para irem às oitavas de final. 

Com o primeiro gol tendo sido marcado por Mitrovic, da seleção sérvia, de cabeça, os suíços tiveram paciência para controlar o jogo, dominar o ímpeto adversário e chegar aos gols necessários para a virada: primeiro com Xhaka e depois com o ótimo Shaqiri. O resultado leva a definição do Grupo E para a última rodada. A Suíça, agora, só depende de um empate contra os já eliminados costarriquenhos. 

Pressão sérvia, ensaio e gol
Os sérvios pareciam dispostos a resolver logo a partida e não esperaram a fase de estudos de uma seleção e outra. Partiram para cima da suíça e tiveram uma ótima chance de gol em cruzamento de Tadic e cabeceio de Mitrovic, mas o goleiro Sommer impediu com uma defesaça. No entanto, era só o ensaio. No lance seguinte, outro cruzamento de Tadic e agora Mitrovic cabeceou sem chances para o arqueiro suíço.

Suíça equilibra, Sérvia erra passes
O gol sofrido pareceu ter despertado os suíços, que responderam logo em seguida e passaram a dominar o jogo com mais de 60% de posse de bola durante boa parte da primeira etapa. Enquanto isso, a Sérvia exagerou nos erros de passe: 26% contra apenas 12% da Suíça no primeiro tempo. Ainda assim, nas chegadas ao ataque, conseguiu levar perigo pela qualidade de seus jogadores. 

Por que faz isso, Dzemaili?
Embora a Sérvia tenha levado mais perigo na etapa inicial, a Suíça fez valer o seu domínio e conseguiu dar sustos nos zagueiros adversários. E o principal agente dessas jogadas foi o meio-campista Dzemaili, que teve pelo menos três boas oportunidades. Uma chutou para fora, a outra foi parado com incrível defesa de Stojkovic e a última não foi possível identificar se era um chute ou um passe.

Xhaka Xhaka na Mu... Sérvia
O segundo tempo chegou e com ele um jogo ainda mais equilibrado. Enquanto a Sérvia produziu suas chances sob o comando do ótimo Milinkovic-Savic, a Suíça respondia com ataques em velocidade e chutes potentes, principalmente com Shaqiri. Em uma dessas bombas, a bola bateu em Kolarov, que evitou o gol, e sobrou para Xhaka, que emendou outro chutaço para estufar a rede de Stojkovic. Golaço do meio-campista do Arsenal.

Esses sérvios maravilhosos... e displicentes
Mitrovic, Tadic e Milinkovic-Savic, além das chegadas de Kolarov e Matic, formam um grupo de qualidade ofensiva e realmente as coisas acontecem quando eles se juntam, mas os erros de passe na transição no meio-campo mataram várias jogadas, sem contar a falta de capricho e/ou excesso de confiança na conclusão dos lances.

Bola no Shaqiri e primeira virada da Copa
A Suíça manteve seu domínio na posse e aproveitou os erros de passe da Sérvia para determinar sua condução do jogo. Quando recuperava a bola, logo entregava para Shaqiri que, com força e velocidade, fazia a defesa adversária sofrer. No entanto, pela falta de um jogador de qualidade no comando do ataque, os lances se perdiam. Foi quando ele recebeu sozinho, ganhou na velocidade e tocou na saída de Stojkovic. Virada suíça, a primeira da Copa.

Situação do Grupo E
Com a vitória por 2 a 1, a Suíça vai a quatro pontos e ocupa a vice-liderança do Grupo E da competição.  É a mesma pontuação do Brasil, que lidera por ter um gol a mais de saldo. O empate com a Costa Rica, na próxima quarta-feira, às 15h, basta para a seleção suíça garantir a classificação. Em caso de derrota, torcerá para uma derrota da Sérvia que, se vencer o Brasil, também às 15h de quarta, terá vaga garantida na próxima fase, 

FICHA TÉCNICA
SÉRVIA 1 X 2 SUÍÇA
Local:
Kaliningrado Stadium, Kaliningrado (RUS)
Data-Hora: 22/6/2018 - 15h (horário de Brasília)
Árbitro: Felix Brych (ALE)
Auxiliares: Mark Borsch (ALE) e Stefan Lupp (ALE)
Público: 33.167 torcedores
Cartões amarelos: Mitrovic, Matic, Milivojevic e Milinkovic-Savic (SER);  Shaqiri (SUI)
Cartões vermelhos: -
Gols: Mitrovic (5'/1ºT) (1-0); Xhaka (7'/2ºT) (1-1) e Shaqiri (44'/2ºT) (1-2);

SÉRVIA: Stojkovic; Ivanovic, Milenkovic, Tosic e Kolarov; Matic e Milivojevic (Radonjic, aos 34'/2ºT); Tadic, Milinkovic-Savic e Kostic (Ljajic, aos 18'/2ºT); Mitrovic. Técnico: Mladen Krstajic.

SUÍÇA: Sommer; Lichtsteiner, Schar, Akanji e Ricardo Rodríguez; Behrami, Xhaka e Dzemaili (Embolo, aos 26'/2ºT); Shaqiri, Zuber (Drmic, aos 48'/2ºT) e Seferovic (Gavranovic, no intervalo). Técnico: Vladimir Petkovic.