Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Sérvia, Suíça e Camarões: conheça destaques dos adversários do Brasil na Copa do Mundo

Seleções que estão no caminho do Brasil no Mundial do Qatar têm nomes que podem tirar o sono do técnico Tite<br>

Mitrovic é um dos destaques da Sérvia (Foto: AFP)
Escrito por

O Brasil praticamente repetiu o mesmo grupo da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Na edição passada, Sérvia e Suíça estiveram no grupo da equipe de Tite, e a Seleção fez sua parte e confirmou a liderança classificando para a próxima fase até com certa facilidade. Neste ano, as duas novamente estão no caminho da equipe canarinha - ao lado de Camarões, no "lugar" da Costa Rica - e o que podemos esperar dos adversários brasileiros? Fizemos uma breve análise dessas seleções.

SÉRVIA - 24/11, às 16h

A começar pelo primeiro adversário dos comandados de Tite: a Sérvia. A equipe não é a mesma da Copa do Mundo de 2018. Apesar de muitos jogadores que estiveram na Rússia, a equipe atual chega mais maturada e com força para poder surpreender o Brasil. O seu ataque hoje é um dos mais letais de toda a Europa, com Mitrovic e Vlahovic, artilheiros de Fulham (ING) e Juventus (ITA), respectivamente. Por fora, Luka Jovic é mais um nome que faz o ataque sérvio o setor mais forte.

+ Religião, língua, temperatura... Veja curiosidades do Qatar, palco da Copa do Mundo

Mas o principal jogador atual dos comandados de Dragan Stojkovic é o meia Sergej Milinkovic-Savic, jogador da Lazio, da Itália. Savic vai para o seu segundo Mundial e é o cérebro da equipe sérvia. Além dele, o meio de campo conta com Gudelj e Maksimovic para a parte defensiva, além dos talentosos Tadic, Kostic e Zivkovic. Na defesa, destacam-se Stefan Mitrovic, Milos Veljkovic e Filip Mladenovic.


Essa geração faz da Sérvia a principal adversária do Brasil nessa fase de grupos do Mundial. Contudo, apesar de se classificar direto para Copa do Mundo, jogando Portugal para a repescagem, a ideia na Sérvia é manter os pés no chão, como garantiu Savic em entrevista ao site oficial da Fifa.

- Devemos ter expectativas realistas e permanecer calmos, como durante as eliminatórias. Devemos encarar um jogo de cada vez e enfileirar o máximo de vitórias possível. Mas o primeiro objetivo será passar da fase de grupos - comentou.

Time-Base: V. Milinkovic-Savic; Veljkovic, Milenkovic, Pavlovic; Zivkovic, Lukic, S. Milinkovic-Savic, Kostic; Tadic; Mitrovic, Vlahovic

Convocados:
Goleiros: Marko Dmitrovic, Predrag Rajkovic e Vanja Milinkovic-Savic
Defensores: Stefan Mitrovic, Nikola Milenkovic, Strahinja Pavlovic, Milos Veljkovic, Filip Mladenovic, Strahinja Erakovic e Srdan Babic
Meias: Nemanja Gudelj, Sergej Milinkovic-Savic, Sasa Lukic, Marko Grujic, FIlip Kostic, Uros Racic, Nemanja Maksimovic, Ivan Ilic, Andrija Zivkovic e Darko Lazovic
Atacantes: Dusan Tadic, Aleksandar Mitrovic, Dusan Vlahovic, FIlip Duricic, Luka Jovic e Nemanja Radonjic

+ Copa do Mundo: Lewandowski analisa Espanha e comenta sobre Messi e Cristiano Ronaldo

SUÍÇA - 28/11, ÀS 13H

Pela segunda Copa consecutiva, assim como com a Sérvia, o Brasil terá em seu caminho a Suíça. Os europeus, inclusive, deram trabalho à Seleção no último Mundial arrancando um empate por 1 a 1 na estreia. Além disso, a Suíça vem também mais madura do que a equipe que disputou a última Copa. Os comandados de Murat Yakin fizeram uma boa Eurocopa, chegando até às quartas eliminando a França e saindo nos pênaltis para a Espanha, além de deixar a Itália para trás nas Eliminatórias.

E muito dessa boa Eurocopa, Liga das Nações e Eliminatórias passam pelas mãos do goleiro Yann Sommer, um dos grandes destaques da última Euro e um ponto de equilíbrio da equipe de Yakin. Porém, o treinador levou quatro goleiros e todos são muito bem vistos para assumir a camisa 1 da equipe.

+ Copa do Mundo 2022: as datas e horários dos jogos da Seleção Brasileira

Na defesa, aparece como o grande líder e destaque, Akanji, que foi para o Manchester City e vive o melhor momento de sua carreira, após negociação com o Borússia Dortmund. Veteranos como Scharr e Rodriguez também completam a forte defesa suíça, que costuma se destacar nos Mundiais.

No meio de campo, nomes como Shaqiri, Xhaka, Zakaria e Freuler são as grandes opções para municiar Seferovic, Êmbolo e o jovem - e grande destaque do Leipzig (ALE) - Okafor, que deve ser o atacante mais perigoso da equipe suíça.

Time-Base: Sommer; Widmer, Elvedi, Schar, Rodriguez; Freuler, Xhaka; Shaqiri, Sow, Vargas; Embolo (Okafor).

Convocados:

Goleiros: Yann Sommer, Gregor Kobel, Philipp Köhn e Jonas Omlin
Defensores: Manuel Akanji, Fabian Schar, Ricardo Rodriguez, Nico Elvedi, Silvan Widmer e Eray Cömert
Meias: Granit Xhaka, Xherdan Shaqiri, Remo Freuler, Denis Zakaria, Djibril Sow, Ruben Vargas, Fabian Rieder, Ardon Jashari, Fabian Frei, Edimilson Fernandes, Christian Fassnacht e Michel Aebischer
Atacantes: Breel Embolo, Noah Okafor, Haris Seferovic e Renato Steffen.

+ 'Loucura', dispara Klopp sobre ausência de Firmino na lista da Seleção Brasileira para a Copa

CAMARÕES - 2/12, às 16h

Depois de ficar fora do Mundial em 2018, na Rússia, Camarões retorna para disputar sua sétima Copa do Mundo e pela terceira vez vai encarar o Brasil - antes enfrentou em 1994 (derrota por 3 a 0) e em 2014 (derrota por 4 a 1) - como azarão do Grupo. A equipe africana que só passou de fase em 1990 espera repetir o feito de Roger Milla e companhia, mas para isso precisa superar três fortes rivais.

Os Leões Indomáveis tiveram que passar pela Argélia na repescagem da África e apostam em seu goleiro André Onama, da Internazionale. Nomes como Nkoulou, Mbaize e Ebosse deixam mais forte o setor defendido por Onama. No meio de campo, Zambo-Anguissa e Olivier Ntcham são os principais nomes ofensivos do treinador Rigobert Song.

No ataque, Song deve apostar em Choupo-Moting, Abubakar e Toko-Ekambi, formando um forte poderio ofensivo que pode complicar a vida dos adversários, com Moting e Abubakar vivendo ótimo momento em seus respectivos clubes.

Time-Base:
Onana; Fai, Castelletto, Nkoulou, Tolo; Zambo-Anguissa, Gouet, Ondoua; Choupo-Moting, Aboubakar e Toko Ekambi.

Convocados:
Goleiros: André Onana (Inter-ITA), Devis Epassy (Abha-SAU), Simon Ngapandouetnbu (Olympique de Marselha-FRA)
Defensores: Jean-Charles Castelletto (Nantes-FRA), Enzo Ebosse (Udinese-ITA), Collins Faï (Al-Tai-SAU), Olivier Mbaizo (Philadelphia Union-EUA), Nouhou Tolo (Seattle Sounders-EUA), Nicolas Nkoulou (Aris-GRE), Christopher Wooh (Rennes-FRA), Darlin Hongla (Lorient-FRA)

Meias: Olivier Ntcham (Swansea City-GAL), Gael Ondoa (Hannover 96-ALE), Pierre Kunde (Olympiacos-GRE), Samuel Oum Gouet (Mechelen-BEL), André-Frank Zambo Anguissa (Napoli-ITA), Jerome Ngom Mbekeli (Colombe Sportive-CAM)
Atacantes: Moumi Ngamaleu (Dínamo Moscou-RUS), Christian Bassogog (Shangai Shenhua-CHN), Bryan Mbeumo (Brentford-ING), Georges-Kévin Nkoudou (Besiktas-TUR), Jean-Pierre Nsame (Young Boys-SUI), Vincent Aboubakar (Al-Nassr-SAU), Karl Toko-Ekambi (Lyon-FRA), Eric-Maxim Choupo Moting (Bayern-ALE), Souaibou Marou (Coton Sport-CAM)