Com a necessidade de vencer para encaminhar a classificação, a Argentina se apega a qualquer dado positivo diante da importante partida contra a Croácia nesta quinta-feira. E a data não é outra: a seleção venceu quase sempre jogou em 21 de junho, e a única vez que não ganhou, foi um empate. O inverno parece que nos faz bem. Que se repita...
A última ocasião foi no Brasil 2014, também na segunda rodada do grupo. O rival Irã, que parecia simples no antes do jogo, foi muito mais difícil nos 90 minutos. Os comandados de Alejandro Sabella não puderam abrir o marcador, até que no final brilhou um certo Messi. Leo esfregou a lâmpada em uma partida feia da Argentina para dar uma vitória por 1 a 0.
Mas tem mais. A única vez que não comemoramos em um 21/6 foi em 2006, embora também não tenhamos sofrido. Foi um 0-0 contra a Holanda, mas já estávamos classificados e o empate nos ajudou a ser os primeiros do grupo. Depois, fomos eliminados nas quartas de final depois de perder nos pênaltis contra os donos da casa, a Alemanha.
Na França 98, a Seleção também jogou no começo do inverno. A Argentina embalou com uma vitória contra a Jamaica por 5-0, também na segunda partida da primeira fase. Ariel Ortega marcou duas vezes e Gabriel Batistuta fez um hat trick para se afirmar em primeiro lugar.
Também teve goleada em 21 de junho de 1994, nos Estados Unidos. A equipe de Alfio Basile, com Maradona e companhia, começou a Copa do Mundo com o pé direito após derrotar a Grécia por 4-0. Também teve um triplete de Bati naquele jogo, além do gol de Diego com a comemoração da câmera incluída.
Mas o triunfo mais importante nesta data foi, sem dúvida, o memorável 6-0 contra o Peru, na Copa do Mundo na Argentina de 78, graças aos gols de Mario Kempes (2), Lepoldo Luqe (2), Alberto Tarantini e René Houseman. A seleção precisava vencer por pelo menos quatro gols de diferença para se classificar para a final, e conseguiu uma diferença ainda maior, em uma partida que deu origem a muitas suspeitas. O certo é que a equipe de César Luis Menotti se classificou para a partida decisiva e depois foi consagrada campeã.
* O Pool da Copa é a união de grandes veículos de comunicação do mundo para um esforço de troca de informações. O objetivo é manter seus leitores por dentro do que acontece com as seleções de outros países, porém, com uma visão local.
Dia 21/06/2018 10:40
Atualizado em 21/06/2018 11:07