Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Governo russo pediu que atletas não fossem avisados sobre antidoping

Documento assinado pela vice-ministra de Esportes da Rússia serviu de alerta para os funcionários da delegação russa e está visível no CT onde a equipe está sediada

Rússia avançou para as quartas de final da Copa do Mundo (Foto: MLADEN ANTONOV / AFP)
Escrito por

A Rússia vive um eterno dilema com os casos de doping que atingiram suas delegações em competições esportivas. A boa campanha nesta edição de Copa do Mundo despertou novamente o assunto, principalmente após a classificação contra a Espanha, nas oitavas de final do torneio. No entanto, a agência "Reuters" divulgou um documento onde o governo russo pedia aos funcionários para não avisarem aos atletas sobre exames antidoping.

- Os empregados dos centros de treinamentos não devem notificar os atletas ou suas equipes sobre a chegada de oficiais de controle de doping nos locais - diz a carta, que tem data divulgada para 4 de abril. 

O documento está assinado pela vice-ministra de Esportes do país, Natalia Parshikova, e está visível no CT de Novogorsk, onde a Rússia está sediada na Copa do Mundo. O Ministério dos Esportes do país afirma que existe uma "lembrança periódica" aos funcionários sobre as normas referentes a exames antidoping.

A Rússia enfrentou problemas recentes com doping e por isso aumentou sua fiscalização. Na Olimpíada Rio-2016, os membros da delegação de atletismo foram suspensos e impedidos de participar. Já em 2017, a Wada excluiu a Rússia dos Jogos Olímpicos de Inverno, disputado na Coreia do Sul.