Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Copa do Mundo: agenda de jogos do Grupo G, análise dos times e convocados

LANCE! monta um guia especial com informações do Brasil e dos rivais da primeira fase

Neymar, Tadic, Choupo-Moting e Embolo são os destaques de suas seleções (Montagem Lance!)
Escrito por

Nesta quinta-feira, as seleções do Grupo G, dentre eles o Brasil, estrearão na Copa do Mundo Qatar 2022. A chave conta também com Sérvia, primeira rival da Seleção Brasileira, Suíça e Camarões. O LANCE! produziu um guia especial com todas as informações sobre os jogos e os times que irão se enfrentar nas três rodadas desta primeira fase.

VEJA A AGENDA DE JOGOS

Primeira rodada:
Suíça x Camarões - 24/11 (7h)
​Brasil x Sérvia - 24/11 (16h)

Segunda rodada:
Camarões x Sérvia - 28/11 (7h)
Brasil x Suíça - 28/11 (13h)

Terceira rodada:
Camarões x Brasil - 02/12 (16h)
Sérvia x Marrocos - 02/12 (16h)

BRASIL

A Seleção Brasileira chega para a Copa do Mundo apontada como uma das favoritas para conquistar a competição. Diferentemente do Mundial da Rússia, o técnico Tite teve um ciclo completo para fortalecer o time. O grande mérito foi amenizar a "Neymardependência", achando novos protagonistas como Raphinha, Richarlison, Lucas Paquetá e Vin Jr.

Dos 25 convocados, 16 são estreantes em Copa do Mundo. Os caçulas são Rodrygo e Gabriel Martinelli, ambos com 21 anos. O mais velho é Daniel Alves, que tem 39 anos e foi o nome mais constestado na lista do técnico Tite.

CAMPANHA NAS ELIMINATÓRIAS

O Brasil se classificou de forma invicta e com extrema facilidade. Em 17 rodadas, a Seleção Brasileira somou 45 pontos, recorde das Eliminatórias, com 14 vitórias e três empates. Vale destacar que o time não enfrentou a Argentina, partida que foi suspensa por condições sanitárias dos jogadores argentinos, no episódio que ficou conhecido pela entrada dos agentes da Anvisa no gramado da Neo Química Arena.

CONVOCADOS

GOLEIROS: Alisson, Ederson e Weverton

LATERAIS: Daniel Alves, Danilo, Alexsandro e Alex Telles

ZAGUEIROS: Thiago Silva, Marquinhos, Bremer e Éder Militão

MEIO-CAMPISTAS: Casemiro, Fred, Bruno Guimarães, Everton Ribeiro, Fabinho e Lucas Paquetá

ATACANTES: Gabriel Jesus, Neymar, Antony, Martinelli, Pedro, Raphinha, Richarlison, Rodrygo e Vinícius Júnior

TIME-BASE: Alisson; Danilo, Thiago Silva, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro, Lucas Paquetá e Neymar; Raphinha, Richarlison e Vini Jr.
Técnico: Tite

Neymar vai disputar a sua terceira Copa do Mundo (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

SÉRVIA

Eliminado na primeira fase da Copa do Mundo Rússia 2018, a Sérvia evoluiu nos últimos quatro anos, com o crescimento de seus principais jogadores que se consolidaram como protagonistas em seus clubes, como os Mitrovic e Vlahovic, que juntos marcaram 59 gols em 2022 e Tadic, líder de assistências das Eliminatórias Europeias para o Mundial.

A chegada do técnico Dragan Stojkovic, um dos grandes ídolos do futebol sérvio, foi determinante para evolução da equipe, que ficou menos engessada e mais ofensiva.

CAMPANHA NAS ELIMINATÓRIAS

A Sérvia garantiu vaga na Copa do Mundo de forma invicta se classificando em primeiro lugar do Grupo A, que tinha Portugal. A vaga inclusive foi conquistada em Lisboa, com um vitória de virada com gol aos 45 minutos do segundo tempo, de Mitrovic. Em oito jogos, foram seis vitórias e dois empates, 18 gols marcados e nove sofridos.

CONVOCADOS

GOLEIROS: Marko Dmitrovic, Predrag Rajkovic e Vanja Milinkovic-Savic

DEFENSORES: Stefan Mitrovic, Nikola Milenkovic, Strahinja Pavlovic, Milos Veljkovic, Filip Mladenovic, Strahinja Erakovic e Srdan Babic

MEIO-CAMPISTAS: Nemanja Gudelj, Sergej Milinkovic-Savic, Sasa Lukic, Marko Grujic, FIlip Kostic, Uros Racic, Nemanja Maksimovic, Ivan Ilic, Andrija Zivkovic e Darko Lazovic

ATACANTES: Dusan Tadic, Aleksandar Mitrovic, Dusan Vlahovic, FIlip Duricic, Luka Jovic e Nemanja Radonjic

TIME-BASE: Vanja Milinkovic-Savic; Milenkovic, Veljkovic, Pavlovic; Zivkovic, Gudelj (Lucic), Sergej Milinkovic-Savic, Kostic; Tadic; Mitrovic, Vlahovic.
Técnico: Dragan Stojkovic

Vlahovic e Mitrovic são as esperanças de gols da Sérvia (Foto: Divulgação/Sérvia)

SUÍÇA

Os suíços querem repetir o feito da Copa da Rússia, quando avançou em segundo do grupo, que contava com o Brasil e também a Sérvia. No entanto, o elenco chega mais envelhecido, despontando como terceira força da chave. No entanto, vale ficar de olho em nomes como Yan Sommer, Ricardo Rodríguez, Xhaka, Embolo, Seferovic e Shaqiri são jogadores importantes e com experiência internacional, características fundamentais em um Mundial.

CAMPANHAS NAS ELIMINATÓRIAS

A Suíça se classificou invicta e em primeiro lugar do Grupo C, com cinco vitórias e três empates, terminando à frente da Itália, que ficou fora da Copa do Mundo após disputar a repescagem. Os suíços estão consolidados no futebol europeu, obtendo vaga nos últimos cinco Mundiais.

CONVOCADOS

GOLEIROS: Yann Sommer, Gregor Kobel, Philipp Köhn e Jonas Omlin

DEFENSORES: Manuel Akanji, Fabian Schar, Ricardo Rodriguez, Nico Elvedi, Silvan Widmer e Eray Cömert

MEIO-CAMPISTAS: Granit Xhaka, Xherdan Shaqiri, Remo Freuler, Denis Zakaria, Djibril Sow, Ruben Vargas, Fabian Rieder, Ardon Jashari, Fabian Frei, Edimilson Fernandes, Christian Fassnacht e Michel Aebischer

ATACANTES: Breel Embolo, Noah Okafor, Haris Seferovic e Renato Steffen

TIME-BASE: Sommer; Widmer, Akanji, Schär, Ricardo Rodriguez (Cömert); Xhaka, Zakaria, Sow; Shaqiri, Embolo, Vargas.
Técnico: Murat Yakin

Shaqiri é um dos jogadores que enfrentaram o Brasil na Copa da Rússia (Foto: FABRICE COFFRINI / AFP)

CAMARÕES

Os africanos chegam como grande azarão do Grupo G, principalmente após os amistosos de preparação para a Copa do Mundo. Em quatro jogos, Camarões perdeu para Uzbequistão e Coreia do Sul, e empatou com Jamaica e Panamá, seleções bem inferiores aos rivais do Mundial. O goleiro Onana, da Inter de Milão, o atacante Choupo-Moting, do Bayern de Munique e o meio-campista Anguissa, do Napoli.

CAMPANHAS NAS ELIMINATÓRIAS

Na primeira fase, Camarões avançou no Grupo D, que contava com Malawi, Moçambique e Costa do Marfim, que liderava até a última rodada, que teve o confronto direto entre as equipes, vencido pelos camaroneses.

No mata-mata decisivo, Camarões se classificou de forma dramática, ao vencer a Argélia, por 2 a 1, com um marcado nos acréscimos do segundo tempo da prorrogação.

CONVOCADOS

GOLEIROS: André Onana, Devis Epassy, Simon Ngapandouetnbu

DEFENSORES: Jean-Charles Castelletto, Enzo Ebosse, Collins Faï, Olivier Mbaizo, Nouhou Tolo, Nicolas Nkoulou, Christopher Wooh, Darlin Hongla

MEIO-CAMPISTAS: Olivier Ntcham, Gael Ondoa, Pierre Kunde, Samuel Oum Gouet, André-Frank Zambo Anguissa, Jerome Ngom Mbekeli

ATACANTES: Moumi Ngamaleu, Christian Bassogog, Bryan Mbeumo, Georges-Kévin Nkoudou, Jean-Pierre Nsame, Vincent Aboubakar, Karl Toko-Ekambi, Eric-Maxim Choupo Moting, Souaibou Marou

TIME-BASE: Onana; Fai, Castelletto, N'Koulou, Nouhou Tolo; Hongla, Zambo-Anguissa, Ntcham (Kunde); Mbeumo, Aboubakar, Choupo-Moting
Técnico: Rigobert Song

Camarões é apontada como a 4ª força do grupo (Foto: ISSOUF SANOGO / AFP)