Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

COPA #DIA12: VAR ‘brilha’, ibéricos avançam e dois duelos são definidos

Em dia marcado pela participação dos árbitros de vídeo, primeiros confrontos das oitavas de final são definidos; confira o que rolou de mais importante nesta segunda<br>

AFP
Escrito por

Espanha e Portugal estão classificados para as oitavas de final do Mundial. Nesta segunda, as duas seleções da Península Ibérica apenas empataram seus jogos, mas foi o bastante para se juntarem a Uruguai e Rússia, que já estavam garantidos na fase seguinte. Com participação direta nas duas partidas, o árbitro de vídeo teve papel importante neste 12º dia de competição. Perdeu algum fato importante? O LANCE! resume o que aconteceu de melhor:

VAR ENTRA EM CENA... OUTRA VEZ!
Nem Cristiano Ronaldo, nem Suárez: o protagonista dos jogos desta segunda-feira foi o árbitro de vídeo. No embate entre Espanha e Marrocos, o recurso ajudou a validar o gol do atacante Iago Aspas, que está em posição legal, já nos acréscimos. Em partida que ocorreu no mesmo horário, o VAR contribuiu na marcação de um pênalti a favor de Portugal contra o Irã. O árbitro de vídeo ainda enxergou uma agressão de Cristiano Ronaldo contra um rival. O astro levou cartão amarelo pela atitude.

As partidas da manhã também tiveram interferência. No jogo entre Uruguai e Rússia, Dzyuba reclamou de cotovelada de Godín. Após ouvir orientações do VAR, o árbitro mandou o duelo seguir. Foi diferente em Arábia Saudita e Egito, duelo em que o recurso apontou a marcação de duas penalidades a favor dos sauditas. Apenas uma das duas foi convertida em gol.

MESMO MAL, ESPANHA GARANTE PONTA DE GRUPO
A Espanha não teve vida fácil contra Marrocos. Em duelo bastante equilibrado, a Fúria não jogou bem e foi necessário lutar até o fim da partida para empatar pelo placar de 2 a 2. Com o ponto conquistado, a seleção de Fernando Hierro chegou a cinco e, apesar do futebol não muito convincente, fato reconhecido pelos próprios jogadores após a partida, a equipe passou para as oitavas em primeiro lugar.

CR7 DESPERDIÇA PÊNALTI EM CLASSIFICAÇÃO PORTUGUESA
Foi no susto, mas o segundo lugar do Grupo B ficou com Portugal. Diante do Irã, o time comandado por Fernando Santos segurou o empate por 1 a 1 e, na marra, conquistou vaga na fase seguinte. O sufoco passou muito pelo dia pouco inspirado de Cristiano Ronaldo, que, além de aparecer poucas vezes na partida, ainda perdeu um pênalti quando o jogo estava em 1 a 0 para a equipe europeia.

URUGUAI ATROPELA ANFITRIÕES E GARANTE 100%
Já classificados para as oitavas de final, Uruguai e Rússia entraram em campo na manhã desta segunda para definirem o líder do Grupo A. Quer dizer... só a Celeste parece ter pisado no gramado. Com um ataque fulminante, a equipe sul-americana 'passeou' sobre os donos da casa e venceu por 3 a 0

SALAH MARCA EM DESPEDIDA MELANCÓLICA DO EGITO
Eliminados antes mesmo do início da última rodada dos grupos, Arábia Saudita e Egito fizeram um jogo de despedida da Copa. Com a bola rolando, Salah abriu o placar para os egípcios, mas viu o rival reverter o placar e vencer por 2 a 1. Fim da linha para as duas seleções.

GOLEIRO RECORDISTA 
El Hadary, do Egito, tornou-se o jogador mais velho a disputar uma partida de Copa do Mundo. Aos 45 anos, ele atuou no gol egípcio contra a Arábia Saudita e quebrou a marca de Mondragón, goleiro que atuou poucos minutos pela Colômbia em 2014 aos 43 anos. Para abrilhantar ainda mais a marca, El Hadary defendeu um pênalti diante dos sauditas. 

PRIMEIROS CONFRONTOS DEFINIDOS
Com os resultados desta segunda, os primeiros dois duelos das oitavas de final já estão definidos. No próximo sábado, o Uruguai irá enfrentar Portugal, às 15h (de Brasília), em Sochi. Espanha e Rússia jogam no dia seguinte, às 11h, em Moscou.

RECEPÇÃO FESTIVA À SELEÇÃO
O Brasil já está em Moscou, palco do embate contra a Sérvia, quarta-feira, às 15h. Nesta segunda, a Seleção de Tite viajou para a capital russa e foi muito bem recepcionada: na chegada ao hotel, mais de 300 pessoas esperavam o time verde e amarelo. A equipe ainda tem um treino a realizar antes de terminar a preparação para o jogo.

SAMPAOLI ACREDITA EM ARRANCADA DA ARGENTINA
O péssimo desempenho da Argentina nas duas primeiras rodadas da Copa do Mundo ficou para trás. Esse é o pensamento do técnico Jorge Sampaoli, que acredita em uma retomada da seleção albiceleste diante da Nigéria, em jogo nesta terça, às 15h. "Estou seguro de que amanhã vocês vão ver a melhor versão da Argentina neste Mundial", declarou o treinador. A equipe precisa vencer e torcer por tropeço da Islândia contra a Croácia. 

ISLANDESES DESOBRIGADOS
Ainda com chances de avançar às oitavas, a Islândia não considera uma obrigação vencer o time misto da Croácia, na última rodada da fase de grupos. Em coletiva, o meia Kari Árnason reconheceu as limitações da equipe: "As pessoas falam como se tivéssemos obrigação de vencer, mas ninguém na equipe pensa assim. Não achamos que somos muito bons e que vamos esmagar a Nigéria e depois a Croácia, não funciona assim". O duelo acontece às 15h desta terça, em Rostov.

MISTÃO FRANCÊS NÃO ANIMA A DINAMARCA
Focada em uma vaga nas oitavas, a Dinamarca precisa de um empate para garantir a segunda posição do Grupo C. Em caso de vitória, a equipe de Åge Hareide encerra a fase de grupos na liderança. O problema, porém, é que o adversário desta terça é a França, que tem 100% de aproveitamento até o momento. Por outro lado, o técnico Didier Deschamps já informou que vai poupar alguns atletas. O fato, contudo, não anima: "A França tem muitos jogadores bons individualmente, em todas posições. Jogam em alto nível em todos lugares da Europa. Vai ser um jogo duro", disse o técnico dinamarquês. O outro jogo do grupo será entre Austrália e Peru. As duas partidas começam às 11h.

CONFIRA A AGENDA DE JOGOS DESTA TERÇA (26/6)
11h -Dinamarca x França, em Moscou - Grupo C - Confira a prévia
11h - Austrália x Peru, em Sochi - Grupo C - Confira a prévia
15h - Nigéria x Argentina, em São Petersburgo - Grupo D - Confira a prévia
15h - Islândia x Croácia, em Rostov - Grupo D - Confira a prévia