Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Alô, França! Entenda a maldição que assombra os campeões da Copa do Mundo

Desde o torneio realizado em 2010, a Copa do Mundo vê os campeões de edições anteriores serem eliminados na fase de grupos

Com Benzema no ataque, França é uma das favoritas ao título da Copa do Mundo (Foto: FRANCK FIFE / POOL / AFP)
Escrito por

A Copa do Mundo conta com diversas histórias, sejam elas dentro ou fora de campo, com curiosidades e estatísticas inusitadas. Entre elas, está a maldição dos campeões, que persiste desde a edição de 2010, realizada na África do Sul, e pode assombrar a seleção da França, atual campeã do mundo. Mas, afinal, qual é essa maldição que todos os campeões recentes tanto temem?

+ Veja todas as bolas usadas nas Copas do Mundo desde 1930

Campeã do Mundo em 1998, a França chegou ao torneio de 2002 cercada de grandes expectativas, mas fez feio e foi eliminada ainda na fase de grupos, sem nenhuma vitória contra Senegal, Dinamarca e Uruguai.

A Itália se sagrou campeã da Copa do Mundo de 2006 ao derrotar a própria França, na disputa por pênaltis. Com uma grande geração, representada por grandes jogadores como Pirlo e Buffon, a Azzurra era tida como uma das candidatas ao título da edição seguinte, em 2010, mas não passou da fase de grupos.

Com dois empates e uma derrota, a Itália não sabia que seria a criadora de uma "maldição" sobre os campeões. Em 2010, a Espanha ergueu o seu primeiro troféu do torneio, e também caiu na primeira fase da Copa seguinte.

De 2014 para 2018, a Alemanha também venceu a competição e caiu na fase de grupos quatro anos depois. Portanto, são três edições consecutivas nas quais os atuais campeões nos respectivos períodos sofrem.

O último campeão a escapar de tal maldição foi justamente a Seleção Brasileira. Em 2002, o Brasil venceu a Alemanha por 2 a 0 e se sagrou penta. Na edição subsequente, a Seleção chegou nas quartas de final, mas foi eliminada pela França, por 1 a 0.

Em 2022, a seleção francesa, que já foi apontada como grande favorita ao título, vive o seu pior momento nos últimos quatro anos. Com desempenho abaixo do esperado nas últimas rodadas da Liga das Nações - cinco pontos conquistados em seis rodadas -, a França foi eliminada do torneio, em setembro.

Além disso, a equipe teve baixas nas últimas semanas. A mais recente é a de Nkunku, meia-atacante, após lesão durante treinamento na última terça-feira. Também estão fora os meias Kante e Pogba, pilares da equipe de Deschamps na edição de 2018.

No entanto, o elenco segue muito forte, com destaque para as opções ofensivas. O ataque será formado por Benzema e Mbappé, além de Griezmann e Coman, nomes importantes no ciclo de preparação.

A França estreia na Copa do Mundo na próxima terça-feira, às 16h (de Brasília), contra a Austrália. O jogo é válido pelo Grupo D, completado por Dinamarca e Tunísia.