Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Quem leva o Osmarzão? Veja os caminhos para o ‘título’ do 1º Turno

Prestes à 18ª rodada do Brasileirão chegar ao fim, LANCE! mostra como está a corrida pelo título simbólico, em nova edição para lá de equilibrada na parte de cima

Cruzeiro 2003 (Foto: Jorge Gontijo)
Escrito por

O Campeonato Brasileiro segue tão imprevisível que a busca pela ponta no Primeiro Turno ganhou um equilíbrio impressionante com os resultados desta quarta-feira. A cinco jogos de encerrar a 18ª rodada, a corrida pelo Troféu Osmar Santos (título simbólico dado pelo LANCE! aos "campeões de inverno") traz o líder e o quinto lugar separados por dois pontos. O equilíbrio é semelhante ao de edições de Turno nos anos de 2004 e 2011 (que tiveram conquistas paulistas).

A responsabilidade recaiu ainda mais sobre as equipes que entram em campo nesta quinta-feira. Confira a partir de agora as perspectivas de quem ainda está na luta por terminar o Primeiro Turno com título.

EQUIPES QUE JÁ ENTRARAM EM CAMPO NA 18ª RODADA

SANTOS (33 pontos) - América-MG (7/8, fora)


Para chegar à última rodada do Primeiro Turno com a liderança nas mãos, o Santos precisa torcer para que Palmeiras e Grêmio não vençam seus respectivos jogos nesta quinta-feira. Em caso de triunfos de ambos, o "secador" ficará na máxima potência, e também de olho para que o Corinthians não vença na última rodada a ponto de tirar quatro gols de saldo.

O cenário de torcer contra os rivais paulistas aumentará caso o Palmeiras só empate: os santistas levam vantagem pelo saldo de gols (atualmente, 16 contra 14 do Verdão, e 16 contra 13 do Timão), o trio ficará com 33 pontos. Já em caso do Grêmio empatar, a torcida será por uma derrota dos gaúchos, assim como o "secador" ficará ligado para o Flamengo. Caso o Atlético-MG vença seus jogos restantes, o Santos corre risco até de ficar fora do G4. 

CORINTHIANS (33 pontos) - Cruzeiro (casa, 8/8) 

Nesta quinta-feira, o Corinthians precisará torcer para que o Palmeiras perca e o Grêmio não vença. Caso ambos resultados ocorram, chegaria à última rodada precisando de um triunfo em casa sobre o Cruzeiro e torcer por um empate ou derrota do Santos na última rodada. 

Em caso de empate palmeirense, o Corinthians chegará à última rodada de olho em outro rival paulista para buscar o título: o Timão tem saldo de gols 13, contra 14 do Palmeiras. Mesmo com uma igualdade ou uma derrota gremista, o "secador" continuará na última rodada (no máximo, estariam separados dois pontos, e a torcida seria por critérios de desempate). O foco também ficará destinado ao Flamengo, além da preocupação com o desempenho do Atlético-MG.  

FLAMENGO (31 pontos) - Atlético-PR (6/8, casa)

Mesmo fora do G4, segue no páreo, especialmente se Palmeiras, Grêmio ou Atlético-MG tropeçarem nesta quinta-feira. Caso o trio não vença, precisará superar o Atlético-PR na última rodada e torcer contra os rivais de cima para terminar o Osmarzão com o título simbólico.

Uma vitória alviverde tiraria a chance de título rubro-negro do Osmarzão matematicamente, e um triunfo gremista mantém as chances, mas com um obstáculo: a diferença de saldo (atualmente, os cariocas tem três gols de saldo, contra sete dos gaúchos). Em caso de empate ou derrota de qualquer uma das equipes, o "secador" é ligado contra todo o pelotão da frente na busca pelo título.  


ATLÉTICO-PR (30 pontos) - Flamengo (6/8, fora)

O Atlético-PR inicialmente volta suas atenções para a luta pelo G4. Nesta quinta-feira, a equipe "seca" Palmeiras, Grêmio e Atlético-MG. Caso venham tropeços dos rivais diretos, é crucial ao Furacão surpreender o Flamengo para ter chances de vaga. Um triunfo ou empate de qualquer das equipes na quinta aumenta tanto a responsabilidade paranaense a vitória contra o rival direto na rodada final quanto a necessidade de ligar o "secador".

Já o título torna as coisas mais complicadas para o Atlético-PR. Além de torcer contra todos os rivais que estão no G4, a equipe tem de um saldo de gols bastante inferior ao grupo de 33 pontos: três de saldo, contra 16 do Santos e 13 do Corinthians. O Palmeiras, que atualmente tem 32 pontos, tem saldo de 14, o que complica em caso de empate nesta quinta-feira do Verdão contra a Chape.  

QUEM ENTRA EM CAMPO NESTA QUINTA-FEIRA 

GRÊMIO (31 pontos) - Santa Cruz (casa), às 19h30, e Botafogo (4/9, fora, às 18h30) 


Atualmente em quarto lugar, o Grêmio tem a chance de surgir como um dos fortes candidatos ao Osmarzão. Basta à equipe vencer o Santa Cruz na Arena, nesta quinta-feira, para "segurar a audiência" até 4 de setembro (data na qual está marcada a partida contra o Botafogo).

O Tricolor gaúcho pode até terminar esta rodada líder, em caso de seu triunfo e um tropeço do Palmeiras diante da Chapecoense. Em caso de empate ou revés em casa, brigará no máximo por uma vaga pelo G4.

ATLÉTICO-MG (29 pontos) - São Paulo (fora), às 19h30, e Chapecoense (8/8, casa, 20h)

Tem inicialmente a situação mais delicada do "pelotão na frente". Atualmente na 7ª colocação, o Galo precisa derrotar o São Paulo no Morumbi. Além disto, tem de torcer por uma derrota do Grêmio diante do Santa Cruz para chegar à última rodada no G4.

Em caso de igualdade ou derrota nesta quinta-feira, só poderia, no máximo, garantir uma vaga no G4. Com isto, precisará vencer e torcer por tropeços de Flamengo e Atlético-PR na última rodada.

PALMEIRAS (32 pontos) - Chapecoense, nesta quinta-feira, às 19h30, e Vitória (7/8, casa, 16h)

Chega à reta final cercado de expectativa de várias torcidas. Uma vitória sobre a Chapecoense levaria a equipe novamente à liderança, e dependendo apenas de si para levar o Osmarzão na última rodada, contra o Vitória.

Já em caso de empate, pegará a calculadora: em caso de vitória do Grêmio, ficaria na terceira colocação (perdendo a vice-liderança para o Santos, pelo saldo de gols)