Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

O caminho das pedras: veja como está a reta final do Osmarzão!

Luta por encerrar o Primeiro Turno na frente do Brasileirão é marcada por reviravoltas e briga pelo G4. Briga para não ficar na degola também segue intensa

Internacional x Corinthians (Foto: Ricardo Rímoli/Lancepress!)
Escrito por

O desfecho do Primeiro Turno está a duas rodadas de se concretizar. Porém, a corrida pelo título simbólico, o Troféu Osmar Santos, concedido pelo LANCE! ao seu campeão (que pode ser conhecido apenas no dia 4 de setembro por conta do adiantamento do duelo entre Botafogo e Grêmio) continua em aberto: sete equipes estão com chances matemáticas de ser o "campeão de inverno".

Das 13 edições da competição por pontos corridos, desde 2003, dez vezes o "campeão de inverno" deu a volta olímpica no fim do ano. As exceções foram o Grêmio (2008), Internacional (2009) e Atlético-MG (2012). Porém, outra briga promete trazer emoções nas últimas rodadas: quem lutará para encerrar o Primeiro Turno longe do Z4. 

O LANCE! traça como está o panorama da briga pelo título e a corrida contra a agonia do descenso, com os respectivos caminhos desta reta final. Confira!

LUTA POR TÍTULO E VAGA NA LIBERTADORES

1º - CORINTHIANS - 33 pontos


3/8 - 21h45 - Atlético-PR (fora)
​8/8 - 21h - Cruzeiro (casa)

Cedidos à Seleção Olímpica: Ninguém.

2º - SANTOS - 32 pontos

Próximos jogos:
3/8 - 21h45 - Flamengo (casa)
7/8 - 11h - América-MG (fora)

Cedidos à Seleção Olímpica: Zeca, Thiago Maia e Gabigol.

3º - PALMEIRAS - 32 pontos

Próximos jogos:

4/8 - 21h30 - Chapecoense (fora)
7/8 - Vitória (casa)

Cedido à Seleção Olímpica: Gabriel Jesus.

4º - GRÊMIO - 31 pontos

Próximos jogos:

4/8 - 19h30 - Santa Cruz (casa)
4/9 - 18h30 - Botafogo (fora)

Cedidos à Seleção Olímpica: Walace e Luan.

5º - FLAMENGO - 30 pontos

Próximos jogos:

3/8 - 21h45 - Santos (fora)
6/8 - 18h30 - Atlético-PR (casa)

Cedidos à Seleção Olímpica: Ninguém.

6º - ATLÉTICO-MG - 29 pontos

Próximos jogos:

4/8 - 19h30 - São Paulo (fora)
8/8 - 20h - Chapecoense (casa)

7º - ATLÉTICO-PR - 26 pontos

Próximos jogos:

3/8 - 21h45 - Corinthians (casa)
7/8 - 18h30 - Flamengo (fora)

Cedidos à Seleção Olímpica: Weverton.

OPINIÃO

CARLOS ALBERTO VIEIRA:
"Ocorreu uma mudança bem significativa em relação à ultima semana. a vitória do Flamengo no Paraná (é incomum) e o Palmeiras ser engolido pelo Botafogo. Isso faz o campeão ser uma incógnita, pois abriu várias possibilidades. 

O Corinthians ficou numa boa, mas tem o jogo com o Atlético-PR, que está muito bem e jogará em casa. Imagino um empate, o que poderia colocar Santos como principal concorrente para a ponta. Mas para isso ele precisaria vencer o Flamengo na próxima rodada, jogo dificílimo, até porque o Flamengo, em Cuiabá, jogará em casa. Outra partida com pinta de empate. 

Isso poderia colocar o Palmeiras de novo como o time que terminará o turno na frente? Não. O Palmeiras encara a complicada Chapecoense em Santa Catarina. Lá, empate é lucro. Assim, quem corre por fora e pode atropelar é o Grêmio. Joga em casa contra o Santa Cruz e deve ser o único do G4 capaz de se considerado franco favorito em seu jogo. Embora Flamengo e Atlético estejam em recuperação e possam sonhar com o primeiro lugar. Vejo a situação complicada. Mesmo se o Flamengo vencer seus dois jogos, ele não terminaria em primeiro se o Corinthians conseguisse quatro pontos. Caso o Timão empate com o Furacão, certamente vencerá o irregular Cruzeiro na rodada final em casa. Pronto. Adeus Flamengo. E o Galo, com 29 pontos depende de muitas combinações além de duas vitórias contra São Paulo (fora) e Chape (em casa).

Por tudo isso, estou colocando o Corinthians como vencedor do turno, com o Santos tendo uma chance boa: vencendo o Flamengo e torcendo pelo empate do Timão contra o Furacão e o Grêmio correndo por fora".

EDUARDO MANSELL: "É difícil apontar quem vai virar na frente após o primeiro turno do Campeonato Brasileiro. O Palmeiras vem caindo de produção. O Corinthians tem um jogo chave contra o Atlético-PR. Se ganhar, tem tudo para confirmar contra o Cruzeiro, em casa, o primeiro lugar. O confronto direito entre Santos e Flamengo afasta um dos dois. Não se pode descuidar do Galo, que vem crescendo na hora certa e tem tabela bem favorável. Tirou um pouco da graça o adiamento do jogo do Grêmio com o Botafogo, já que os gremistas estão no páreo".

LUTA PARA SE LIVRAR DO REBAIXAMENTO

12º SPORT - 21 pontos

Próximos jogos

3/8 - América-MG (casa)
7/8 - Figueirense (fora)

Cedidos à Seleção Olímpica: Ninguém.

13º INTERNACIONAL - 21 pontos

Próximos jogos:

4/8 - Cruzeiro (fora)
7/8 - Fluminense (casa)

Cedidos à Seleção Olímpica: William e Rodrigo Dourado.

14º BOTAFOGO - 20 pontos

Próximos jogos

4/8 - Ponte Preta (fora)
​4/9 - Grêmio (casa)

Cedidos à Seleção Olímpica: Ninguém.

15º FIGUEIRENSE - 20 pontos

3/9 - Fluminense (fora)
7/8 - Sport (casa)

Cedidos à Seleção Olímpica: Ninguém.

16º VITÓRIA - 19 pontos

Próximos jogos


4/8 - Coritiba (casa)
7/8 - Palmeiras (fora)

Cedidos à Seleção Olímpica: Ninguém.

17º CORITIBA - 18 PONTOS

Próximos jogos

3/8 - Vitória (fora) 
7/8 - Ponte Preta (casa)

Cedidos à Seleção Olímpica: Ninguém.

18º SANTA CRUZ - 17 pontos

Próximos jogos


4/8 - Grêmio (fora)
7/8 - São Paulo (casa)

Cedidos à Seleção Olímpica: Ninguém.

19º CRUZEIRO - 15 PONTOS

Próximos jogos


4/8 - Internacional (casa)
8/8 - Corinthians (fora)

Cedidos à Seleção Olímpica: Romero (Argentina).

20º AMÉRICA-MG - 9 pontos

Próximos jogos


3/8 - Sport (fora)
​7/8 - Santos (casa)

Convocados à Seleção Olímpica: Ninguém.

OPINIÃO

CARLOS ALBERTO VIEIRA:
"Na zona de degola creio que os quatro últimos se manterão, com apenas uma alteração de posição, o Cruzeiro na frente do Santa Cruz na antepenúltima posição. O jogo chave é Vitória x Coritiba. Se o Coxa vencer em Salvador, sai do Z4 e joga o baiano no purgatório. Mas acho pouco provável".

EDUARDO MANSELL: "Na luta contra o rebaixamento, o América já foi. O Cruzeiro vai depender muito da força que o Mano Menezes vai conseguir passar para o grupo. Se ganhar a confiança do mesmo tudo bem, se livra. Mas se demorar um pouco para isso não vai dar mais tempo. O Santa Cruz vem caindo muito de produção e passou a ser o candidato mais forte depois do América. O Coritiba também peca na irregularidade. Dos que estão na parte de baixo, o Botafogo é o que mostra mais poder de reação".