Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Botafogo tenta superar falta de criatividade e surpreender o CSA

Treinador Alberto Valentim corre contra o tempo para pôr em prática novas ideias que façam o Alvinegro deixar para trás a previsibilidade dentro de campo

João Paulo pode ajudar na distribuição (Foto: Vitor Silva/Botafogo)
Escrito por

O Botafogo corre contra o tempo para encontrar uma nova identidade sob o comando de Alberto Valentim. Após um bom primeiro turno, O Alvinegro viu o desempenho no returno despencar e a zona do rebaixamento se tornar uma realidade próxima.  No segundo jogo com o novo técnico no comando, o time tenta superar velhos problemas e superar o CSA, nesta segunda-feira, no Nilton Santos. E a criatividade no meio-campo pode fazer a diferença para um resultado positivo. 

As principais críticas sobre o trabalho do antecessor de Valentim, Eduardo Barroca, giravam em torno da previsibilidade do time. O ex-treinador tinha preferência por manter uma posse de bola superior ao do adversário, com troca de passes trabalhados até chegar ao ataque. Em muitas partidas o esquema funcionou e o Botafogo saiu de campo vitorioso, mesmo com um desempenho pior que o dos rivais. Com o passar do tempo, no entanto, o time não mostrava variação e acabou tornando-se previsível e presa fácil para os demais.  O Alvinegro não tinha uma proposta de atacar ou verticalizar o jogo.e sempre foi pouco agressivo. Quando os resultados deixaram de vir, Barroca não resistiu à pressão e acabou demitido. 

A falta de velocidade e qualidade para que a bola chegasse à frente foi ainda mais prejudicada após a perda de Erik , jogador que tinha técnica e ajudava do meio para frente. A saída de Jonathan também foi sentida e as peças de reposição ainda não corresponderam à altura. 

Alberto Valentim chegou com a proposta de colocar em prática novos conceitos e alguma variação, mas não teve muito tempo de trabalho e acabou derrotado na estreia contra o Vasco.  

Na partida em São Januário, o time já esboçou mudanças, em especial depois do gol. O Alvinegro apareceu com mais frequência no ataque, mas ainda esteve distante de uma evolução ofensiva e teve dificuldades para superar a intensa marcação vascaína. Velhos problemas como a falta de pontaria voltaram a assombrar o Glorioso. Além disso os defensores deixaram muito espaço na entrada da área, local de onde surgiram os gols do rival. 

Marcinho e João Paulo foram os únicos que esboçaram um pouco mais de criatividade quando a equipe tinha a posse de bola. Diego Souza também é visto como peça-chave por Valentim para tentar surpreender o CSA, em razão da versatilidade do camisa 7, que pode atuar como meia ou como centroavante. A entrada de Leo Valencia no time titular no lugar do lesionado Pimpão também pode ser uma alternativa do treinador de melhorar o controle de bola e oferecer mais perigo.

TABELA

Confira aqui a classificação do Campeonato Brasileiro 

Rival em ascensão

O Botafogo não terá vida fácil diante do CSA. Com 26 pontos e na 18ª colocação, o time alagoano é um rival direto do Glorioso na luta para escapar da degola. Tido como praticamente rebaixado até a parada para a Copa América, o Azulão tem vivido uma evolução dentro de campo, desde a chegada do treinador Argel Fucks, em julho.

Depois de um começo difícil, com o time na penúltima colocação, o técnico gaúcho emplacou uma sequência de bons resultados, com uma receita conhecida: marcação forte e velocidade. Comandado pelo habilidoso Apodi, o time alagoano passou a mostrar um futebol mais combativo e chegou a deixar o Z-4, após a 24ª rodada. 

Argel é conhecido por ser especialista em salvar equipes à beira da degola. Em 2013, comandou o Criciúma por 15 rodadas e terminou na 14ª colocação, dois pontos acima do Z-4.  No ano seguinte, foi contratado pelo Figueirense para o lugar de Guto Ferreira, e conseguiu afastar o fantasma da Série B com duas rodadas de antecedência. Em 2016, o técnico assumiu o Vitória em situação delicada e em 14 jogos salvou o Rubro-Negro baiano na última rodada. 

Em entrevistas, o gaúcho diz se inspirar no BOPE – Batalhão de Operações Especiais do Rio de Janeiro – cujo lema é “Missão dada é missão cumprida”. Agora tenta repetir o feito pelo CSA, o que indica que o Botafogo de Alberto Valentim não terá uma tarefa simples, nesta segunda-feira, no Nilton Santos.

Botafogo e CSA entram em campo às 20h (de Brasília), nesta segunda, no Nilton Santos. A partida é válida pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro e terá transmissão em tempo real do LANCE!