Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Projetada ‘estabilidade’ no Botafogo passa pela continuidade de Zé

Ainda com indefinição quanto à permanência pós-Carioca, Zé Ricardo é fundamental para que a limitação do elenco alvinegro não prejudique a temporada

Zé Ricardo e o jovem e enxuto elenco do Botafogo, na reapresentação para 2019 (Foto: Vitor Silva / SS Press / BFR)
Escrito por

Para ser herói em cada jogo, como diz o hino, o Botafogo terá que comprar a ideia de Zé Ricardo e fazer da limitação do elenco uma ponte para a superação em 2019. O momento atual é de indefinições quanto a reposições de saídas, mas a pré-temporada já está em andamento. E Marcinho se mostrou confiante, mesmo com o plantel "enxuto", justamente pela manutenção do treinador. 

- De 2018 temos que tirar aprendizados. Foi um ano complicado, tivemos quatro treinadores. Conseguimos superar. O Zé ficar esse ano dá uma tranquilidade. 2019 tem tudo para ser um ano bom para a gente, com essa estabilidade que o Zé vai proporcionar - comentou Marcinho, completando:

- Perdemos alguns jogadores pontuais, mas temos uma base muito sólida. Zé falou isso. Caras que querem jogar e estavam esperando oportunidades. Com os novos reforços, acho que ficamos mais enxuto, porém mais competitivo.

Zé Ricardo tem o grupo nas mãos. Diego Cavalieri, por exemplo, afirmou que um fator que pesou para atuar no Botafogo foi justamente em relação aos elogios ao treinador, que chegou a ser contestado no período seguinte à eliminação na Copa Sul-Americana. Ele foi respaldado e ficou para 2019.

- O respaldo da diretoria para eu continuar em 2019, reforçando a convicção no nosso trabalho, foi determinante. Eles estavam no a dia a dia e vinham que uma hora a fase ia mudar naturalmente. Ainda bem que aconteceu em um momento que conseguimos tirar o Botafogo de uma situação aguda e, mesmo que tenha sido por uma rodada apenas, alimentar o sonho de Libertadores. Iremos fazer uma pré-temporada muito boa, e tenho certeza que a torcida vai se orgulhar desse grupo em 2019. Degrau por degrau, chegaremos lá - disse Zé Ricardo, em entrevista exclusiva ao LANCE!, no fim de novembro. 

Hoje, muito por conta da saída de jogadores importantes, como Igor Rabello, Matheus Fernandes, Moisés e Erik (este ainda pode seguir), a torcida está ressabiada em relação aos escassos reforços - todos os de linha são jovens - e a possível não continuidade de Zé, cujo vínculo expira ao fim do Carioca.

Até o momento, segundo o apurado pelo L!, Zé Ricardo ainda não teve uma reunião para discutir a permanência no Glorioso. Por ele ter o elenco nas mãos, já ter segurado uma barra no período difícil de atrasos salariais e derrotas e ter o conhecimento para extrair o máximo da garotada, é de suma importância que permaneça, visando a projetada "estabilidade", como salientou Marcinho. E os primeiros resultados do Estadual podem ser determinantes. Mãos à obra!